segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Em cumprimento à Lei Lucas, Educação de Varre-Sai capacitou servidores em Primeiros Socorros






Aconteceu na noite do último dia 18, na Escola Municipal Primo José Sobreira, a entrega de Certificados do Curso de Primeiros Socorros. A capacitação foi oferecida pela Prefeitura de Varre-Sai, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em cumprimento à Lei Lucas (13722/18).

A cerimônia contou com a participação do prefeito Silvestre Gorini, o vice-prefeito João Batista de Souza Freitas, o secretário municipal de Educação e Cultura, Carlos Alberto da Silva, a diretora do Departamento de Educação, Dayselane Pimenta e o secretário municipal de Governo e de Turismo de Natividade, Júlio César Ramos Barbosa (Piscina). O bailado italiano se apresentou no evento.




O curso foi voltado aos profissionais da Educação, professores, monitores e serventes. Na primeira etapa, foram capacitados 130 profissionais. De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Carlos Alberto da Silva, todos os servidores da Educação serão capacitados.

Na ocasião, foi entregue um kit de primeiros socorros para todas as escolas do município.

“O retorno do curso foi muito positivo, pois prepara o servidor para salvar uma vida, o que faz toda a diferença. É uma capacitação que muda o servidor”, afirmou o secretário.




O prefeito e médico, Silvestre Gorini, lembrou que nem sempre é possível aguardar o socorro dos profissionais de Saúde.

“Além de estarmos cumprindo a Lei, o curso é fundamental para os servidores que lidam diretamente com crianças. Porque em uma situação de necessidade, ter o socorro imediato pode salvar uma vida”, frisou o prefeito.

Lei Lucas - A Lei Lucas visa proteger as crianças do ensino infantil e básico de acidentes comuns que podem ocorrer em ambientes escolares e torna obrigatória a aplicação de cursos que preparem os professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico no atendimento de primeiros socorros aos alunos.

A Lei foi criada após um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar.

Com ampla experiência em resgate, o curso foi ministrado pelos instrutores Júlio César Medeiros e Ádria Costa Velozo Medeiros, do Núcleo de Ensino de Primeiros Socorros (NEPS).

“A administração não esperou acontecer uma fatalidade para o cumprimento da Lei. O curso resguarda não somente os alunos, mas os familiares dos profissionais que estarão aptos aos primeiros socorros”, lembrou.

A servente da Escola Municipal Primo José Sobreira, Guiomar Ribeiro Ferreira (Mazinha) falou da importância da capacitação para o dia a dia dos profissionais.

“Amei o curso. Aprendi muita coisa para usar na hora de uma necessidade e salvamento de uma vida”, pontuou

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA