quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Prêmio Firjan de Sustentabilidade: Norte e Noroeste têm três vencedores na edição 2022


Foto: Vinicius Magalhães



Três das sete empresas fluminenses ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilidade têm sede ou atendem cidades do Norte e Noroeste Fluminense. Os projetos contemplados incluem iniciativas relacionadas a economia de água, de energia e de economia circular voltada para resíduos sólidos.

O anúncio oficial dos vencedores da edição deste ano, que bateu recorde de inscrições com 74 projetos concorrentes, ocorreu na terça-feira (22/11), na sede da Firjan, com a participação dos concorrentes. Na abertura, o 2º vice-presidente da Firjan, Carlos Erane de Aguiar, destacou a trajetória da Firjan na disseminação de boas práticas realizadas pelo setor produtivo do estado do Rio, tanto ambientais, quanto sociais.

“O momento desafiador no qual estamos vivendo, demonstra a importância dessas ações inovadoras, colaborativas e positivas. As instituições e os projetos que participam do Prêmio Firjan reafirmam seu compromisso socioambiental. Espero que as ações premiadas sirvam como exemplos e inspiração para outras empresas”, disse.

Projetos na região

O presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, que entregou pessoalmente o prêmio a alguns representantes das empresas contempladas, comemorou a grande quantidade de inscrições e de empresas da região premiadas neste ano.

“O tema está na agenda dos governantes e das indústrias de todo o mundo, e por isso é com grande satisfação observarmos que as empresas do interior estão antenadas às melhores práticas. Cuidar do meio ambiente é essencial para o nosso futuro e também para a saúde das indústrias”, destacou Francisco Roberto.



Na categoria “Águas e efluentes”, a empresa T&D Sustentável, de Macaé, venceu com o projeto SEA – Sistema de Economia de Água, um modelo de gestão de recursos hídricos que atua integrando serviços e tecnologias próprias, otimizando o consumo e detectando vazamentos. Com ele, mais de 15 mil pessoas foram impactadas diretamente, promovendo uma redução de gastos de cerca de R$ 8,8 milhões, e uma economia de mais de 237 milhões de litros de água em quatro anos.

Já o Porto do Açu, em São João da Barra, venceu com o projeto “Enriquecimento do solo para restauração florestal: agregando valor aos resíduos sólidos”. A partir das premissas da economia circular, os resíduos orgânicos gerados nas operações da companhia, até então encaminhados ao aterro sanitário, passaram a ser compostados, e o adubo produzido foi aplicado na restauração da restinga. Com isso, o Porto passou a processar 100% dos resíduos orgânicos, reciclando 23 toneladas e evitando a emissão de 34,5 toneladas de gases de efeito estufa.

Com atuação em todo o interior do Rio, o programa “Enel Compartilha”, da distribuidora de energia, venceu na categoria “Estratégias de Engajamento e Promoção da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. Por meio de uma plataforma, o projeto busca promover o desenvolvimento social e econômico dos clientes residenciais de baixo poder aquisitivo, por meio da promoção do consumo consciente, acesso à energia, eficiência energética, cidadania, cultura, empregabilidade, empreendedorismo e iniciativas de educação ambiental. Ao todo, mais de 801 mil pessoas foram beneficiadas, num investimento social próximo de R$ 32 milhões.

Premiação

O Prêmio Firjan de Sustentabilidade reconhece as iniciativas que se destacam no estado do Rio em prol da sustentabilidade, que conciliam as atividades produtivas com a proteção ambiental, equilíbrio econômico e responsabilidade social. Desde 2013, o Prêmio recebeu 566 projetos, nas categorias “Água e Efluentes”; “Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos”; “Mudanças Climáticas e Eficiência Energética”; e “Resíduos Sólidos”. Para a edição 2022, a Firjan estabeleceu duas novas categorias: “Gestão de Impacto e Investimento Social”; e “Estratégias para Engajamento e Promoção da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

“É incontestável a qualidade dos projetos que recebemos e entendemos que todos os concorrentes são importantes atores na construção de um estado do Rio mais sustentável”, avaliou Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan.


A próxima edição do Prêmio Firjan de Sustentabilidade será lançada em março de 2023.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA