sábado, 7 de fevereiro de 2015

Itaperuna terá cerveja comemorativa em função dos 126 anos do município

Limão siciliano, produto da região e 100% orgânico, dará um toque especial à bebida

Em 2015, o município de Itaperuna, RJ, comemora 126 anos de emancipação político-administrativa e, como parte das celebrações será lançada uma cerveja comemorativa, tendo o limão siciliano, produto característico da terrinha – e 100% orgânico – dando um toque todo especial à bebida.
De acordo com Dimitry Lopes de Lima, economista e sócio diretor da Besten Itaperuna, o lançamento da cerveja será realizado no dia 01 de maio (sexta-feira), dando início às comemorações pelo aniversário da cidade.
– A Blondita, homenagem a Itaperuna, deverá ser um enorme sucesso. Nós buscamos um produto característico da terra, a fim de que a cerveja tenha essa identidade com o município. O limão siciliano é tipicamente itaperunense, por isso a escolha. Nós também iremos homenagear a cidade através do rótulo, que já está em fase de elaboração e brevemente será apresentado - ressalta Dimitry.
Edmilson Ladeira, subsecretário Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, disse que o município recebeu a ideia de “braços abertos”.
– É uma ideia excelente, que sem dúvida alguma irá levar o nome da cidade a outras partes do País. Nós estamos diante de um produto de qualidade, com características típicas da nossa região. Além disso, é importante destacar que a Besten está gerando emprego para a nossa cidade e, consequentemente, fomentando renda. Tudo o que estiver ao alcance do município para que a cerveja seja um tremendo sucesso, será feito - afirma Edmilson.

PRODUTORES RURAIS TAMBÉM SERÃO BENEFICIADOS
Outro fator importante que merece ser destacado é o fato de a empresa adquirir produtos, diretamente com o pequeno produtor rural. Rogério Garcia de Almeida, consultor do Sebrae, está otimista quanto a essa nova realidade.
– Agora, o produtor encontra no mercado privado, além da feira livre, novas possibilidades para colocar sua produção, sendo uma delas, o limão siciliano, que nesta época do ano não sofre tanto com a alta temperatura e a falta de recursos hídricos. Essa é mais uma oportunidade para o produtor rural vender a sua mercadoria, valorizando o produto certificado por OCS - diz Rogério.
Nelson Rocha Filho, coordenador do Escritório Noroeste (Sebrae), explicou que a OCS (Organização de Controle Social), tornou-se possível devido aos parceiros que apostaram na iniciativa.
– A Organização de Controle Social foi uma grande conquista e se tornou possível através de algumas parcerias, entre o Sebrae-RJ, MAPA, Programa Rio Rural, Emater-Rio, Embrapa Agrobiologia, Pesagro-Rio e prefeituras - complementa Nelson.
Parte do lucro da Blondita será revestida na compra de caixas para transporte de produtos, em torno de 200 caixas, que serão doadas à Associação de Agricultores Orgânicos do Centro Noroeste (AAOCEN).

Dimitry, à direita, visitando uma propriedade em Itaperuna que
 cultiva o limão siciliano

Reunião com representantes do Sebrae-RJ e Prefeitura de Itaperuna,
quando foi definida a data de lançamento da Blondita, em 01 de maio



















Eusébio Dornellas 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA