domingo, 22 de fevereiro de 2015

Primeira ferrovia do Brasil vai receber investimentos

Além do investimento de R$ 1 milhão anunciado pelo Ministério do Turismo para a primeira etapa do memorial informatizado que será instalado no marco zero da Primeira Ferrovia do Brasil, a Estação Guia de Pacobaíba, em Mauá no quinto distrito de Magé, um projeto da Prefeitura e do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) avaliado em R$700 mil reais começará a ser executado a partir de março.

"Na obra está prevista a restauração da estação e da casa do fiscal, e também a construção de uma pista de skate e uma quadra poliesportiva que visam alavancar o turismo histórico e cultural, que é um dos carros-chefe na cidade", segundo o prefeito Nestor Vidal.

Com a obra, as construções vão ganhar adaptações como rampas de acesso para portadores de necessidades especiais, facilitando a mobilidade para todos os públicos e incentivando a visitação turística.

A iniciativa conjunta marca o aniversário dos 450 anos de Magé, que será comemorado em junho deste ano, e o 161º aniversário da Estação, que foi inaugurada em 30 de abril de 1854 pelo Barão de Mauá, e é considerado o símbolo do desenvolvimento nacional.

Importância histórica

A Estrada de Ferro Mauá - Fragoso, primeira estrada de ferro do Brasil, foi inaugurada com um percurso de 14 Km interligando o Porto de Mauá onde fica o marco zero na Estação Guia de Pacobaíba à Estação de Fragoso. Cem anos depois, o então presidente Getúlio Vargas decretou a ferrovia como Monumento Histórico Nacional e dias depois foi tombada pela Secretaria de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN).

Com a intervenção, o espaço também vai ganhar um projeto paisagístico com plantas nativas e valorização do terreno, proporcionando lazer para todas as idades e em família, impulsionando à visitação turística.










Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA