sábado, 22 de novembro de 2014

Produtores rurais da Vala Preta participam de sorteio do Rio Rural

O programa extensão rural nas áreas de microbacias Rio Rural realizou nesta segunda-feira (17), no Clube Agrícola da Cachoeira Grande, o sorteio de projetos com os produtores da Vala Preta, localidade da região agrícola de Magé.

O sorteio eletrônico é acompanhado pelos beneficiários e acontece para determinar a ordem de execução da próxima fase do programa na região da microbacia. Serão 94 agricultores mageenses que receberão suporte técnico da Emater Rio e da Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável para confecção dos projetos de plantio e reflorestamento de suas propriedades que são financiados pelo Banco Mundial.

"Com essa ordem de execução a equipe técnica da Emater Rio com apoio dos técnicos do município visitam as propriedades e fazem um estudo completo da área, com uma planta topográfica, tudo acompanhado do produtor. Com o projeto pronto ele é enviado para a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável, e o Rio Rural pode conseguir o incentivo que tem valor máximo de 7 a 25 mil reais por agricultor", explica Jorge Rafael Martins Vianna, assistente técnico regional da Emater Rio

A Vala Preta é a segunda microbacia atendida pelo programa estadual na cidade de Magé. "Assim que assumiu a gestão, o prefeito Nestor Vidal assinou o Plano Executivo do Rio Rural em Magé, quando se comprometeu em melhorar a acessibilidade para dar condições de realização do programa. Hoje com a instalação das pontes e manutenção das estradas na região agrícola, temos o reconhecimento tanto do Banco Mundial quanto do governo estadual, e somos referência na execução desse projeto. Estamos avançando com o Rio Rural na Vala Preta mas ainda vamos atender nas próximas etapas as microbacias do Rio dos Cavaleiros, que inclui o Rio do Ouro e a Cachoeirinha, e do Rio Suruí", comemora Aloísio Sturm, secretário municipal de Agricultura Sustentável.

Todo o processo de implantação do programa é acompanhado e fiscalizado pelo Cogem, o Comitê Gestor da Microbacia que formado pelos beneficiários de região onde é realizado.
Representando o prefeito Nestor Vidal, o secretário de Governo José Carlos Faria, analisa o projeto na região agrícola como sinônimo de melhoria na qualidade de vida do agricultor mageense e da qualidade da produção rural:

- Esse projeto é muito importante ainda mais por Magé ser um município com vocação rural. Tudo isso é para melhorar a produção rural e produzir riquezas, e como consequência, produzir com mais qualidade e menor custo, conclui Faria.







Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA