domingo, 9 de novembro de 2014

Cultura na praça: Prefeitura de Magé realiza Sarau para a população

Cada vez mais empenhada em levar cultura para a sua população, a Prefeitura de Magé realizou um Sarau Cultural com variadas atrações na Praça Dr. Nilo Peçanha, no Centro do primeiro distrito, na noite do último sábado (8). A programação faz parte do mês de comemoração da cultura na cidade. Com conforto e segurança, os mageenses puderam desfrutar, gratuitamente, da apresentação musical da Orquestra Aquarius de Magé, do Grêmio Musical Mageense e o sambista Eric Fanuel.
Esses talentos locais apresentaram em um palco aberto e levaram um repertório diversificado unindo os instrumentos clássicos à Música Popular Brasileira. No evento também teve roda de Jongo com a mestre Cacau, capoeira com o mestre Tartaruga e o grupo Arte e Equilíbrio, além da tradicional feira de arte de artesanato. O Sarau Cultural foi realizado pelo governo municipal, através da Fundação Educacional e Cultural da cidade.“A fundação está sempre de portas abertas para ajudar que a população mostre o seu talento e fomente a cultura na região”, enfatiza o diretor da Fundação Educacional e Cultural de Magé, Thiago Santos de Souza.
“O evento de ontem deu uma demonstração da vontade do governo municipal de apoiar a cultura de Magé, através da Fundação Cultural, que tem desenvolvido um importante trabalho com os artistas locais. Muito legal ver a população prestigiando os artistas da cidade. A prefeitura tem se empenhado cada vez mais para conseguir apoio e trazer novos investimentos na área cultural para os mageenses. Nós já estamos construindo o Centro de Esporte Unificado (CEU), que abrigará diversas atividades culturais em Fragoso e estamos tranformando Magé em uma cidade da cultura. Em setembro, recebemos a cantora Rosanah, no “Tardes de Domingo”, da TV Globo, na Praia de Mauá, e foi um sucesso”, comemora o secretário de Governo, Paulo Vaz.
Além do secretário municipal de Governo, também estavam presentes a secretária municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Tania Mara e a a presidente da Fundação Educacional e Cultural de Magé, Alcilia Brandão.
Nascido da união de duas bandas de música: a banda Carlos Gomes, fundada em 1920, e a Sociedade Musical Santa Cecília, fundada em 1903, o Grêmio Musical Mageense formou, e ainda forma, boa parte dos seus músicos, se consolidando como uma instituição cultural que faz história na cidade e faz parte do Mapa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
A Orquestra Aquarius de Magé também está no Mapa da Cultura e é um produto cultural marcante da cidade. Fundada em 2007 pelo Maestro Carlos Alberto Oliveira da Silva, ela reúne 35 alunos do município com idades entre 12 e 40 anos. Criada para profissionalizar músicos na cidade, a Orquestra Aquarius marca presença nas festas tradicionais de Magé, como as Festas de São Pedro e de Nossa Senhora da Piedade, os Desfiles Cívicos e a cantata de Natal, além de se apresentar em municípios vizinhos.


A apresentação musical da Orquestra Aquarius de Magé,
 do Grêmio Musical Mageense
 e o sambista Eric Fanuel
 levou ao público mageense um repertório diversificado unindo
 os instrumentos clássicos à Música Popular Brasileira





Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA