terça-feira, 18 de novembro de 2014

Centros de Fisioterapia oferecem melhor estrutura e atendimento de reabilitação

A reconfiguração da fisioterapia na rede de saúde de Magé realizada durante o ano de 2014 já está apresentando resultados expressivos. Com a implantação dos Centros de Fisioterapia em todos os distritos, a população recebe o tratamento e acompanhamento necessários, com estrutura de reabilitação eficiente.

Para atender a demanda da cidade, os centros especializados para reabilitação de pacientes, foram implantados em Magé, Santo Aleixo, Mauá, Fragoso e o mais recente, em Suruí, no quarto distrito, totalizando 5.227 atendimentos de julho a setembro deste ano. A rede ainda conta com mais dez Postos de Saúde da Família que realizaram 1.542 atendimentos nos bairros Rio D’Ouro, Ypiranga, São Francisco, Maurimárcia, Buraco da Onça, Jardim Nazareno, Parque Estrela, Ponte Preta e Parque Caçula, segundo os dados da Coordenação de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde de Magé.

“Conseguimos inaugurar os centros de fisioterapia por toda a cidade e isso visa atender a demanda reprimida, que hoje proporciona melhor qualidade devida aos nossos pacientes, muitos que são vítimas de AVC. Além dessa iniciativa, já temos planos de melhorar ainda mais o serviço de fisioterapia na rede municipal de saúde", destaca Sidney Cerqueira Couto, secretário municipal de Saúde.

A reestruturação trazida com os Centros de Fisioterapia facilitou o trabalho dos profissionais e enxugou a fila de espera. "Vejo com a abertura e estrutura de um centro de reabilitação existe o equipamento e recursos necessário. Temos muitos profissionais especializados que potencializam a recuperação e os resultados do tratamento continuo que oferecemos. E reduzimos a lista de espera em 90%", explica a coordenadora municipal de Fisioterapia, Solange Machado.

Outro projeto piloto de fisioterapia da rede municipal também está revolucionando a reabilitação de pacientes que tiveram seqüelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), Acidente Vascular Encefálico (AVE), Isquemia Cerebral, Mal de Parkinson, entre outras síndromes e doenças que afetam essa área e limitam as ações individuais. Em grupo, os fisioterapeutas realizam atividades voltadas para o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e reforço muscular. Com atendimento personalizado ao paciente, aliado à socialização, promovem o estímulo conjunto. Até mesmo os familiares acompanham as atividades realizadas toda semana no Ginásio Poliesportivo Nelson Ferreira Lima, em Pau Grande, se relacionando e desenvolvendo laços que são importantes no processo de reabilitação dos pacientes.






Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA