sexta-feira, 25 de abril de 2014

Maio é mês de vacinar o rebanho contra a febre aftosa

O Estado do Rio está há 17 anos sem o registro de casos da doença

A partir de 1° Maio o produtor rural tem um compromisso com a sanidade do rebanho bovino do estado. A data marca o início da primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que acontece até o dia 31/05. Diferentemente da imunização realizada em novembro do ano passado, agora todos os bovinos deverão ser vacinados, independentemente da idade.
A expectativa é de que mais de 2,2 milhões de cabeças, sejam imunizadas, alcançando 100% de índice vacinal. O estado do Rio de Janeiro está há 17 anos sem o registro de Febre Aftosa em seu rebanho.

O superintendente de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, orienta os produtores a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e imunizar seus animais durante o prazo de duração da campanha, lembrando que búfalos também deverão ser vacinados.

- Com o avanço do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, e o reconhecimento de mais oito estados do país como livres da Febre Aftosa com vacinação, torna-se ainda mais importante a participação efetiva dos criadores fluminenses para alcançar índices vacinais superiores a 90% do rebanho, para que novas estratégias de prevenção sejam adotadas - afirmou.

Para o secretário de Agricultura, Alberto Mofati, é fundamental o envolvimento de toda a cadeia produtiva nas etapas de vacinação. Recentes conquistas como a realização da vacinação parcial do rebanho, ocorrida em novembro, assim como, a emissão eletrônica da GTA - Guia de Trânsito Animal - pelo produtor, só foram possíveis graças ao comprometimento dos pecuaristas fluminenses.

Após a vacinação, é obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no Estado. O lançamento do documento também poderá ser feito, pelo próprio produtor, através da internet, diretamente no Sistema de Integração Agropecuária - Siapec, na página da secretaria estadual de Agricultura (www.agricultura.rj.gov.br), implementado pelo serviço de Defesa Agropecuária.

A comprovação da imunização dos animais é sempre exigida para a emissão da GTA nos deslocamentos de bovídeos, além disso, evita penalidades previstas na lei como multa e interdição da propriedade.

No dia 1° Maio tem início da primeira etapa da campanha de vacinação
 contra a Febre Aftosa, que acontece até o dia 31.

Foto: Divulgação SEAPEC

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA