sexta-feira, 4 de abril de 2014

Luiz Fernando Pezão toma posse como governador do Estado

O vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, tomou posse nesta sexta-feira (4/4) como governador do Estado do Rio de Janeiro, na Alerj (Assembleia Legislativa). Em seu discurso, Pezão afirmou que dará continuidade às conquistas do Governo Sérgio Cabral, ressaltando as áreas de Segurança Pública e Saúde como prioridades em sua gestão. Ele afirmou ainda que vai investir na inclusão digital e no abastecimento de água na Baixada Fluminense.

– Este será um governo que dará continuidade às grandes conquistas que tivemos, principalmente na Segurança Pública. Vamos continuar com esta parceria com a presidenta Dilma Rousseff. Vou correr obstinadamente e com perseverança atrás de recursos – disse o governador.

Em discurso emocionado e sereno, o governador do Rio destacou os avanços alcançados em sete anos e três meses de governo. Entre as ações enumeradas estiveram a política de segurança pública e a consolidação do projeto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

– Vivemos momentos na Segurança Pública de ocupar territórios em que as pessoas não acreditavam, na Maré, Alemão, Manguinhos e Rocinha. Hoje, a polícia está presente. Falei para o Sérgio Cabral, em 2007, que, se nosso mandato não servisse para mudar esses locais, ele não valeria nada. Lembro de um dos dias que mais me marcaram, quando eu, Sérgio e o presidente Lula sobrevoamos Manguinhos e o Alemão. Lula nos chamou em Brasília e aconselhou a presidenta Dilma que nos ajudássemos a entrar nestas localidades – explicou Pezão.

Na Alerj, o governador falou ainda sobre os avanços na Educação.

– Nesta cidade não se inauguravam escolas de Ensino Médio diurnas desde o ex-governador Leonel de Moura Brizola – disse. 

O governador Luiz Fernando Pezão ressaltou também os investimentos realizados em mobilidade urbana, incluindo o Bilhete Único.

– Estamos fazendo na mobilidade urbana a maior revolução que esta cidade já teve, mas ainda há muito a ser feito. Quando chegamos, tínhamos dez trens com ar-condicionado. Hoje temos cem. Até dezembro serão 150 trens climatizados e em 2015 toda a frota com ar-condicionado, já contratado e pago. Vamos comprar mais barcas. No metrô toda a frota está sendo renovada. Temos Bilhete Único Intermunicipal, único no país – afirmou.

Sobre a Saúde, o governador lembrou o sucesso das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e a construção de hospitais de referência.

– Só nas UPAs são 22 milhões de atendimentos, e mais de 150 milhões de remédios distribuídos. Temos hospitais hoje que são referência no estado. Hospital da Mulher, uma referência na maternidade pública, Hospital Dona Lindu, em Paraíba do Sul, e da Criança, em Vila Valqueire. Nos transplantes, quando assumimos, éramos os sétimos do Brasil e hoje somos o segundo, quase chegando no primeiro lugar – disse.

Pezão destacou também a realização de obras na Baixada Fluminense, entre outras conquistas da Gestão Cabral.

– Vou andar de cabeça erguida nestes 92 municípios pelos serviços prestados. Estamos fazendo a maior revolução na Baixada Fluminense. São mais de 2.950 ruas pavimentadas de Mangaratiba a Tanguá, passando pela Região Oceânica de Niterói – explicou.

O aumento do número de concursos públicos realizados no Rio também foi ressaltado pelo governador.

– Foi uma revolução. No nosso período de sete anos de governo há mais fiscais de renda e auditores da Receita do que na história da Secretaria de Fazenda. Realizamos os primeiros concursos na área ambiental, no Detran e em diversas carreiras. São mais de 80 mil funcionários públicos – afirmou Pezão.

Trajetória como vereador e prefeito de Piraí

Logo no início de seu discurso na cerimônia de posse, Luiz Fernando Pezão relembrou sobre sua trajetória política, ressaltando seu trabalho como vereador e prefeito de Piraí, no Médio Paraíba.

– Comecei no Parlamento, fui vereador por dez anos e presidente da Câmara. Respeito muito o trabalho Legislativo. Tomar posse nesta casa é uma honra muito grande. Considero o trabalho de vereador, deputados estaduais e municipais muito gratificante, porque é um trabalho que está mais perto do povo. Sérgio Cabral sempre brincou comigo que tenho alma de vereador, de gostar de andar nas ruas, de estar perto do povo, colocar o pé no barro. Foi no Parlamento, na minha cidade, que aprendi a fazer política, a ver as necessidades do povo. Virei prefeito de minha cidade, Piraí, de 25 mil habitantes, por duas vezes, e sempre procurando construir ‘pontes’, sempre procurando fazer – disse. 

Sobre o ex-governador Sérgio Cabral, ele afirmou.

– Ganhei um amigo para a vida inteira. Vi a sua luta e seu enfrentamento no Estado do Rio. Não é fácil. A missão é muito árdua de substituir o insubstituível. Sérgio é uma das pessoas mais generosas que conheci na minha vida – afirmou Pezão.

Perfil do governador

Natural do município de Piraí, Luiz Fernando de Souza, conhecido como Pezão, é formado em Economia e Administração de Empresas. Nascido em 29 de março de 1955, ingressou na vida política na década de 80, quando foi eleito vereador. Foi prefeito de Piraí por dois mandatos (1996-2000 e 2001-2004), períodos em que o município experimentou grande desenvolvimento e passou a ser referência como modelo de gestão municipal. Com a criação do projeto Piraí Digital, recebeu reconhecimento nacional e internacional.

Eleito vice-governador em 2006, na chapa do governador Sérgio Cabral, exerceu também o cargo de secretário de Obras, sendo responsável pelas principais obras do Governo do Estado, entre elas as do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos complexos do Alemão, Manguinhos, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e Rocinha e a construção do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro.

Em 3 de outubro de 2010, foi reeleito vice-governador do Estado do Rio de Janeiro, na chapa do governador Sérgio Cabral, para o mandato 2011-2014. Também desempenhou a função de coordenador da Coordenadoria Executiva dos Projetos e Obras de Infraestrutura do Estado do Rio de Janeiro.

Luiz Fernando Pezão toma posse no Plenário Barbosa Lima Sobrinho,
 na Alerj


Governador Pezão e o Presidente da Alerj Paulo Melo

Texto: Julia de Brito
Fotos: Marcelo Horn



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA