sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Itaperuna intensifica ações referentes à saúde bucal

Município passa a contar com Odontomóvel que irá percorrer distritos e bairros

 A crise que afeta todo o País tem sido encarada de frente e, com muito trabalho pela Prefeitura de Itaperuna, que não desanimou frente aos problemas. Mesmo diante da considerável diminuição de repasses por parte dos governos Estadual e Federal, a atual administração tem se esforçado diariamente buscando melhorias para o município.
Mais um bom exemplo do trabalho desempenhando diz respeito ao setor de Saúde. O Departamento de Odontologia tem desempenhado importante trabalho no município e, agora, irá realizar atendimentos nos distritos e bairros com o Odontomóvel, unidade móvel odontológica.
O distrito de Itajara é o primeiro local beneficiado com a unidade, que ainda irá atender às comunidades de São Sebastião da Boa Vista e adjacências. Posteriormente a unidade irá percorrer todos os bairros e distritos que não possuem consultório odontológico nas unidades de saúde.
NÚMEROS DO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA EM 2015
O Departamento de Odontologia realizou mais de 22 mil atendimentos em 2015. Ao todo foram realizados 22.937 atendimentos. A Secretaria de Saúde de Itaperuna tem primado pela humanização do atendimento e não tem medido esforços para promover melhorias no setor. Os distritos também tem sido contemplados com as ações do Departamento. Confira os números de atendimentos realizados em 2015 e conheça alguns setores do Departamento!
CIAO – Centro Integrado de Atendimento Odontológico, que atende pacientes a partir dos 18 anos. Sua função é a Atenção Básica (dentística).
A dinâmica de atendimento é a seguinte: o paciente pega a primeira ficha no Posto de Saúde com horário previamente agendado. Os posteriores são marcados diretamente na recepção, até que o paciente conclua seu tratamento. Caso precise de atendimento especializado, o mesmo é encaminhado para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), onde é realizado o procedimento solicitado. Depois de concluído, o paciente é encaminhado de volta ao CIAO para que o dentista finalize o tratamento.
4.708 atendimentos de janeiro a dezembro de 2015.
CEO – Centro de Especialidade Odontológica compreende as seguintes especialidades: cirurgia, periodontia, endodontia, geriatria, diagnóstico e prótese.
10.282 Atendimentos de janeiro a dezembro de 2015.
COIJ – O Centro Odontológico Infanto-Juvenil é para atendimento a crianças e adolescentes até os 18 anos (Atenção Básica – dentística) e quando os mesmos precisam de atendimento especializado, é feito o mesmo processo da dinâmica do CIAO. O COIJ encaminha para o CEO, que atende a necessidade pedida e encaminha para o COIJ novamente para que o dentista finalize o tratamento.
2.982 atendimentos de janeiro a dezembro de 2015.
UBS – São consultórios nos distritos e bairros do município. A dinâmica de atendimento é mesma do CIAO.
4.965 atendimentos de janeiro a dezembro de 2015.
Total de atendimentos no Departamento de Odontologia durante o ano de 2015: 22.937 atendimentos.
O CEO funciona na Rua Coronel Luiz Ferraz, Centro, nº 279. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h30min às 16h30min

Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA