terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Cordeiro une forças para combater o Aedes aegypti

Apesar do grande número de notificações, cidade tem 184 casos de dengue oficialmente confirmados 

Assim como a maioria dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, Cordeiro trava uma verdadeira batalha contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zica vírus e da chikungunya. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, apesar dos 1.098 casos notificados, apenas 184 foram oficialmente confirmados.

Sobre a divulgação de um número maior de casos, o secretário de Saúde, Márcio Barbas, esclarece que são informações extraoficiais. Ele afirma, ainda, que não foram confirmados casos de zica e chikungunya no município. “É importante ressaltar que estamos trabalhando com seriedade e transparência, sem esconder casos. Solicitamos, inclusive, que as pessoas que realizam exames na rede particular nos informem no caso de o resultado ser positivo”.

Várias ações de combate ao mosquito transmissor foram adotadas pela prefeitura desde que os governos federal e estadual alertaram sobre a possibilidade de epidemia. A equipe de Epidemiologia trabalha diariamente no Hospital Antonio Castro, onde faz as notificações dos casos suspeitos, assim como a autorização dos exames sorológicos específicos para dengue. As equipes das Estratégias da Saúde da Família estão realizando os atendimentos e fazendo notificações dos casos suspeitos, conforme a procura da população.

Os agentes de endemias, em conjunto com a Secretaria de Obras, realizam mutirões para detectar focos e recolher entulhos, ação que será intensificada a partir da próxima semana. Os agentes também realizam visitas domiciliares para detectar possíveis focos de larvas do mosquito. As larvas encontradas são analisadas e, posteriormente, o morador fica ciente da positividade ou não para dengue. É importante ressaltar que estas larvas são eliminadas com inseticida no próprio local.



Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA