domingo, 16 de agosto de 2015

Projeto de incentivo à leitura por meio das de artes é lançado em Rio das Ostras

Alunos de 12 escolas da Rede Municipal serão beneficiados pelo “1001 Histórias com Arte”, que fica na Cidade até dia 27



 Rio das Ostras foi escolhida como primeira parada do ônibus ateliê-biblioteca que incentiva a formação de novos leitores. O projeto-piloto “1001 Histórias com Arte” faz sua estreia na Cidade, de onde segue para mais seis municípios. O ônibus, que vai atender alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de 12 unidades da Rede Municipal de Ensino, fica em Rio das Ostras até o dia 27 de agosto. O lançamento oficial do projeto aconteceu nesta quinta, 13, no Parque da Cidade.


O ônibus ateliê-biblioteca chegou a Rio das Ostras graças a uma parceria das secretarias municipais de Educação e Ciência e Tecnologia com a Auto Viação 1001, patrocinadora do projeto junto com a Sit Macaé e Ministério da Cultura. Por meio do projeto, uma realização da Spiral Criativa e Instituto JCA, cerca de 500 alunos vão participar de atividades e oficinas orientadas por arte educadores.


“Acredito em parcerias como essa e no papel social de empresas privadas, apoiando a iniciativa pública. Projetos de incentivo à leitura são muito importantes já que os livros ampliam a visão do mundo e abrem possibilidades”, afirma a secretária de Educação, Andréa Machado.


Durante a solenidade de lançamento do projeto, estiveram presentes, além da secretária de Educação, representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia, do Departamento de Leitura e Arte da Prefeitura, da Auto Viação 1001, da Sit Macaé, do Instituto JCA e da Spiral Criativa.


VIAGEM À IMAGINAÇÃO - O livro é o ponto de partida da viagem do Projeto “1001 Histórias com Arte”, seguida por diferentes oficinas nas quais os alunos trabalham o tema da história. Aquarela, argila, xilogravura, corte e colagem são algumas das oficinas conduzidas pelos arte educadores. Exibição de vídeo e momento de música completam as atividades.


“Estamos levando as crianças a fazer uma viagem ao mundo da história, das artes e da imaginação. Como diz o slogan do projeto, o melhor destino é a imaginação”, explica Carolina Butolo, da Spiral Criativa, diretora de produção do projeto.


Na primeira manhã do projeto, na segunda, dia 10, quem embarcou nessa viagem foram os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros. Depois de ouvir a história sobre a cores, tema que seria trabalhado na oficina de aquarela, a pequena Nathaly Oliveira da Silveira, de 6 anos, revelava todo o seu entusiasmo. “Estou amando”, disse ao pegar o pincel.


Ao lado de Nathaly, o colega de turma Wesley Ferreira Lessa Pereira, de 7 anos, também mostrava todo o entusiasmo. “Está sendo ótimo. Eu gosto demais de histórias e de pintar”, garantiu o estudante.


Depois de passar pela Acerbal Pinto Malheiros, o projeto segue para as escolas municipais Jovenil Bastos da Silva, Fany Batista Esteves, Simar Machado Sodré, Jerônymo Mendes da Costa, Alberto Jorge, Arco-Íris, Nadir da Silva Salvador, Henrique Sarzedas, Ary Gomes de Marins, Professora Neli Aparecida Tâmara Luiz e Ciep Brizolão 349 Municipalizado Mestre Marçal.


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA