quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ministério da Saúde lança campanha de prevenção às DSTs e aids

Estados e municípios receberam 104 milhões de preservativos na primeira remessa deste ano. A medida tem como objetivo estimular o uso da camisinha durante as principais festas realizadas no país.

Foi lançada na última terça-feira (25) a Campanha de Carnaval de Prevenção às DST e aids, do Ministério da Saúde, que tem o slogan “Se tem festa, festaço ou festinha, tem que ter camisinha”. A campanha terá continuidade em outros grandes eventos neste ano, como festas juninas e Copa do Mundo. "A campanha trabalha com ideia da prevenção em todas as festividades que temos, durante o ano todo. É importante alertar a população não só para uso da camisinha, mas também para o diagnóstico precoce.", afirmou o ministro da Saúde.
A campanha, que tem como público alvo a população sexualmente ativa - dos 15 aos 49 anos -, será veiculada na TV, rádio, em anúncios em outdoor, cartazes e por meio da internet.
Estados e municípios vão receber 104 milhões de preservativos na primeira remessa desse ano. No ano passado, Ministério da Saúde distribuiu 610 milhões de preservativos e também distribuiu 4,7 milhões de testes rápidos e 4,1 milhões de testes tradicionais de HIV.
Doença silenciosa
O Ministério da Saúde estima que 150 mil brasileiros são portadores do vírus HIV e não tem conhecimento de sua condição. "Se a pessoa sabe da infecção, ela já começa o tratamento imediatamente, melhorando sua qualidade de vida. Quanto mais cedo começa, a chance de transmissão se reduz muito", afirmou o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
Só neste ano, serão investidos R$ 1,2 bilhão para combater à aids e demais DSTs, sendo R$ 770 milhões em medicamentos. São 518 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) por todo o País, com mais de 8 milhões de testes feitos em 2013, que é realizado em apenas 30 minutos.
O Brasil é o primeiro no mundo a oferecer o tratamento, logo após a descoberta do vírus no teste rápido.

Portal Brasil

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA