quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Mil pets são atendidos no Rio devido ao forte calor em 2014

A sensação térmica de 57ºC na cidade fez os cariocas suarem, mas não são apenas as pessoas que sofrem com as altas temperaturas do verão do Rio. Os bichinhos de estimação, principalmente os peludos, também têm passado sufoco. Segundo dados da Vigilância Sanitária do município, cerca de mil cães e gatos já passaram por atendimentos por causa do calor desde o início de 2014.

A atriz Amaralina Frota tem um "mini zoo" dentro de casa: uma cadela, um coelho, três gatas, duas calopsitas e uma maritaca. Mas mesmo com todo o cuidado para o bem estar dos bichinhos, o calor foi o principal vilão. A maltês Bi teve dificuldade para respirar e de andar.
Segundo a atriz, era só colocá-la no ar condicionado que ela melhorava. Preocupada, ele pediu orientações para um veterinário, que recomendou molhar a nuca e a barriguinha da cadelinha. A coelhinha Polly também passou mal com o calorão e teve principio de diarreia.
Stalone, de três anos e meio, também sofre com os dias quentes. O golden retriever tem passado a maior parte do dia no ar condicionado e, de vez em quando, em frente ao ventilador. Para aliviar o mal estar, seu dono, o designer Fabricio Baessa, tem deixado bastante água fresca e optado por passear no final do dia.
Recomendações
A veterinária Isabela Sant’Anna recomenda que os donos dos animais devem evitar sair nos horários mais quentes, pois a capacidade respiratória dos bichos é diferente das pessoas. “Os pugs e bulldogs sofrem muito mais do que as outras raças para respirar por causa do calor. Em horários de pico, o chão fica muito quente e isso pode machucar as patinhas. Os passeios devem ser feitos bem cedo ou no final do dia. Em dias muito quentes, os exercícios intensos devem ser evitados também.”, explicou.

Outra dica da especialista é deixar uma quantidade maior de água fresca para os bichos, pois a tendência é que eles precisem de mais hidratação. Nesta época do ano, há uma incidência maior também de pulga e carrapato, que têm a reprodução favorecida pela alta temperatura, alertou a veterinária. Os animais mais peludos devem ter a tosa mais frequente.
Se os ambientes refrigerados são disputados pelas pessoas, agora elas também devem dar um espacinho para os animais. De acordo com a veterinária, não há problema manter os bichinhos em lugares refrigerados. “Eu só não recomendo o ar muito gelado, mas eles até gostam”, disse. De acordo com Isabella, os gatos sofrem menos, pois eles saem pouco de casa e sempre procuram os lugares mais frescos.
Os donos de animais que estão se alimentando menos e com problemas respiratórios devem procurar um especialista, pois eles podem estar sofrendo com o calor. “Alguns animais que apresentam o quadro de intermação, que é quando a temperatura sobe muito, pode até ir a óbito”, alertou a veterinária Isabella.
Um levantamento da Vigilância Sanitária municipal indicou que a procura por atendimento nas unidades veterinárias aumenta durante o verão. Em 2013, 4.550 animais foram atendidos durante a estação, um número aproximadamente 40% do total anual.

Stalone se refresca em frente ao ventilador nos dias de calor

Maltês Bi e a coelhinha Polly sofrem com o forte calor

G1

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA