quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Rio e Alemanha firmam parceria para apoiar o desenvolvimento rural sustentável

Projeto vai investir em tecnologias para melhorar a produção agrícola e qualidade de vida no campo


O Governo do Estado do Rio e o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha assinaram, nesta quarta-feira (18/9), o termo de cooperação para executar o projeto Integração de eco-tecnologias e serviços para o desenvolvimento rural sustentável no Rio de Janeiro (Intecral). O país europeu vai investir cerca de R$ 9,2 milhões em pesquisas e na criação de soluções para melhorar a produtividade dos agricultores.

Desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Pecuária em parceria com seis universidades brasileiras e alemãs, a iniciativa prevê um conjunto de ações que unirão ciência e prática. O Intecral vai adaptar tecnologias de colheita da cana-de-açúcar orgânica, combater a degradação de solos, implantar sistemas de tratamento de esgoto em vilas rurais, de monitoramento de água e de parâmetros meteorológicos.

– A agricultura enfrenta grandes desafios em ambos os países. O Brasil é líder na produção agrícola e pesquisa, enquanto a Alemanha se destaca em desenvolvimento de tecnologias ambientais. Ao nos unirmos, alcançaremos o sucesso e os pequenos agricultores das duas nações vão se beneficiar – disse o vice-ministro da Educação e Pesquisa da Alemanha, Georg Shütte.

As atividades beneficiarão pequenas comunidades rurais de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Porciúncula, Teresópolis, Varre-Sai, Carapebus, Campos dos Goytacazes, Quissamã e Macaé. A comitiva vai a campo a partir desta quinta-feira (19/9) para conhecer as áreas de intervenção e definir os planos de ação. O Intecral começará a ser executado em 2014 e terá a duração de três anos.

– Essa cooperação com a Alemanha vai nos ajudar a melhorar a qualidade da nossa produção e aumentar a oferta. Para o consumidor, vai representar um produto mais fresco, aliado à preservação ambiental. Essa contribuição é importante para cuidarmos também das famílias dos produtores para que tenham mais saúde no campo – afirmou o secretário de Agricultura, Christino Áureo.

O governador Sérgio Cabral destacou que os investimentos no setor agrícola têm contribuído para fortalecer o pequeno produtor e assegurado que as famílias permaneçam no campo com qualidade.

– Essa parceria também vai contribuir para que ganhemos em competitividade. A Alemanha é o maior exportador de conhecimento e precisamos nos inspirar nela para obtermos grandes saltos – explicou Cabral.

Produtores de Cachoerias de Macacu, Divino Soares e Alcemir da Silva, de 51 e 49 anos respectivamente, ficaram entusiasmados com a possibilidade de serem beneficiados pelo Intecral. Eles já receberam apoio do programa Rio Rural, viram resultado e acreditam que novas tecnologias vão fortalecê-los ainda mais.

– Com o custeio que recebemos, conseguimos aumentar a nossa produção. Essa parceria e a chegada de novas tecnologias vão nos ajudar e fortalecer a agricultura familiar – disse Soares.

Texto: Fabiana Paiva // Fotos: Carlos Magno




COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA