segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Fiperj divulga piscicultura em Festa dos Pescadores de Cantagalo

Técnicos colaboraram com o torneio de pescaria tradicional da região


Buscando divulgar as políticas públicas voltadas para pesca e aquicultura fluminenses, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro esteve presente, no sábado (7), na 19ª edição da Festa dos Pescadores de São Sebastião do Paraíba, distrito de Cantagalo, município da Região Serrana.

Organizado pela Prefeitura de Cantagalo e realizado entre os dias 6 e 8 de setembro, o evento atraiu centenas de turistas interessados em assistir o tradicional torneio de pesca no Rio Paraíba do Sul. O casal Riuane e Edinho conquistou a vitória este ano ao capturar 47.955 kg de pescado.

Técnicos do Escritório Regional Serrano da Fiperj colaboraram na pesagem dos peixes do torneio e aproveitaram para apresentar aos pescadores e piscicultores participantes o caminhão para transporte de peixes abatidos. O veículo tem como objetivo facilitar o transporte do pescado dos produtores familiares da região.

- Tanto o caminhão de peixe abatido quanto o de peixe vivo, entregue na quinta pelo secretário de Estado Felipe Peixoto na abertura da Expo de Macuco, estão à disposição dos pescadores e piscicultores da Região Serrana. É preciso apenas agendar o transporte junto ao nosso escritório regional – explicou o técnico da Fiperj AmaroValente Junior.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, os veículos são uma forma de estimular a atividade da piscicultura na Região Serrana.

- Percebemos que a maior dificuldade dos produtores rurais estava em escoar sua produção. Com os caminhões, o Estado permite ao piscicultor acreditar na atividade e investir. A criação de peixe é um bom negócio e pode ser uma complementação de renda para quem já trabalha na agricultura ou na pecuária – afirmou o secretário estadual que esteve em São Sebastião do Paraíba na sexta-feira (6) conferindo os preparativos da festa.

Até agosto deste ano, o Escritório Regional Serrano da Fiperj registrou 34 propriedades criadoras de tilápia em Cantagalo. Nos 14 municípios da cobertura do escritório foram levantados 159 propriedades de piscicultura sendo 143 de tilápia e 16 de truta. No mesmo período, os técnicos realizaram 375 atendimentos a produtores rurais.

  Ascom da Secretaria de Desenvolvimento Regional

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA