sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Coleta seletiva já atende escolas estaduais de Magé

O programa municipal de Coleta Seletiva, que faz parte do Programa Coleta Seletiva Solidária (PCSS) avançou mais uma etapa. Na última sexta-feira (30), os diretores e professores de todas as unidades da rede estadual de ensino receberam a certificação do curso de formação realizado pela equipe do INEA com a participação da Secretaria de Meio Ambiente.
O secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal, destacou o sucesso do projeto é uma tarefa conjunta. "Isso é um força conjunta e um grande desafio. Temos problemas de destinação dos resíduos e vocês [professores] serão replicadores junto à sociedade, e com a ajuda dos alunos esse processo será eficiente", disse.

Profissionais de todos os colégios estaduais de Magé participaram da capacitação e tiveram todo o suporte para a implantação do projeto da Coleta Seletiva Solidária. O resultado foi apresentado pelos participantes em forma de depoimento. "Foi além do que eu esperava e os resultados foram bastante satisfatórios. E a arrecadação foi acima do esperado, até já pedimos mais big bags [saco de nylon para depositar os materiais recicláveis a serem entregues para a coleta seletiva]", contou o professor de geografia do Colégio Estadual José Veríssimo, Neuber Nogueira.
A professora de Biologia, Ana Claudia Gobira, que trabalha com Neuber no projeto, também reconheceu o engajamento dos alunos, e acredita que o sucesso da iniciativa se deve a abertura de conhecimento sobre todo o histórico do município e das áreas envolvidas no programa.
"Percebemos que eles ficaram mais tocados em saber que famílias tirava seu sustento do lixão (o terreno no bairro de Bongaba abrigou um lixão por 30 anos) e desde 2011 e com uma simples atitude deles agora eles teriam garantida sua fonte de renda e o apoio à preservação do ambiente. Assim criamos o grupo de fiscais do ambiente, dois alunos de cada turma ficam responsáveis por ficar de olho se os colegas estão dando o destino correto para o lixo", explicou.
Segundo Jorzeia Amorim, diretora de Formação e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC), "toda a capacitação faz parte do desenvolvimento pessoal, nesse caso voltado para a melhoria do Ambiente em que vivemos. Isso não termina aqui, é o pontapé inicial do processo para que possamos dar continuidade. É importante também pedir a consultoria do pessoal da cooperativa, porque todos juntos fazemos parte desta história".
Desempenho elogiado
Raquel Bento, assessora do INEA e membro da equipe de capacitação, elogiou a equipe mageense. "Ficamos impressionados com o envolvimento da equipe de Magé. A cidade foi pioneira nesse novo método e o interesse e participação motivou o desenvolvimento do trabalho", disse.
Desde maio professores, diretoras, agentes das escolas estaduais passaram pelas atividades de teoria e prática para desenvolverem a Coleta Seletiva Solidária dentro das unidades de ensino. O conteúdo também incluiu uma visita ao aterro controlado em Bongaba, onde conheceram a história do lixão e do processo de remediação para recuperação do espaço. Além de realizar as dinâmicas, eles tem agora o desafio de mudar hábitos em suas escolas.
"É um marco histórico na Educação Ambiental. Estamos celebrando essa ação parceira pois a educação não tem ponto final", enfatizou Deise Kelly, coordenadora de Educação Ambiental e Saúde da SEEDUC.
Ascom Magé

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA