terça-feira, 21 de junho de 2011

Rede Globo destaca exame que é oferecido em Porciúncula

A edição do Jornal Nacional (JN - TV Globo) desta segunda-feira (20/6) destacou um exame que possibilita o diagnóstico rápido do vírus da AIDS, como um grande avanço no combate e tratamento da doença. Em Porciúncula, esta metodologia já é uma realidade e está à disposição da população.
Recentemente, a Secretaria de Saúde de Porciúncula, em parceria com o Governo do Estado e com o laboratório Miguelote Viana, da Fundação Oswaldo Cruz (o mesmo mencionado na reportagem do JN), promoveu a capacitação de vários agentes de saúde para teste rápido de HIV.
Todos os pacientes que tiveram um primeiro diagnóstico positivo para AIDS precisam ser submetidos a um teste de confirmação, o que demorava cerca de 30 dias. Agora, com o novo método, o resultado sai em apenas 20 minutos.
A exemplo do que foi informado na reportagem, além do diagnóstico rápido, em Porciúncula houve também a qualificação dos profissionais para o atendimento psicológico dos pacientes, nas fases pré e pós teste.
O coordenador do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais de Porciúncula, Marco Avellar, considera que a abordagem do novo teste em um dos principais noticiários da televisão brasileira confirma que o planejamento que vem sendo colocado em prática em Porciúncula está no caminho certo, na busca de serviços de saúde cada vez melhores.
- Temos buscado aprimorar a nossa metodologia de trabalho sempre com o objetivo de oferecer um atendimento mais eficiente e mais digno aos pacientes. Pela reportagem do JN, percebemos que Porciúncula, no que diz respeito ao diagnóstico do vírus HIV, está em um nível bem adiantado – comemorou o coordenador.
Quem não pode assistir à reportagem ao vivo, pode acessá-la no site do Jornal Nacional (www.g1.globo.com/jornal-nacional). Já a edição de maio do jornal “Estação Porciúncula” traz as informações do curso de capacitação realizado no município. A matéria também está disponível no site oficial da Prefeitura de Porciúncula (www.porciuncula.rj.gov.br), onde tem um link do “Estação Porciúncula”.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA