sábado, 18 de junho de 2011

Prefeitura de Natividade promoveu o Dia D de Combate ao Caramujo Africano

Como parte dos eventos em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Natividade, numa ação conjunta das secretarias de Saúde e do Meio Ambiente e Defesa Civil, realizou, no distrito de Ourânia, o “Dia D de Combate ao Caramujo Africano”.
O evento é uma das medidas para intensificar o combate ao caramujo gigante africano, molusco introduzido no Brasil na década de 80 e que pode transmitir doença fatal ao ser humano.
Durante o evento, agentes de saúde, agentes ambientais e soldados do Corpo de Bombeiros, devidamente capacitados para executar a tarefa, estiveram recolhendo os caramujos africanos no distrito e orientando a população local sobre a forma correta de como lidar com o molusco, considerado uma praga agrícola.
Introduzido ilegalmente no Brasil, em 1988, como alternativa alimentar, o Caramujo Gigante Africano (Achatina fulica) não caiu no gosto alimentar do brasileiro e os criadores, por falta de conhecimento, soltaram os caramujos na natureza que, sem predador natural e com rápida reprodução, se espalhou pelo País.
Os técnicos orientam as pessoas a não manusearem o caramujo sem estarem usando luvas e, também, a não usarem sal para matar o molusco. O correto é, após recolher os animais, colocá-los em um tambor, quebrar as conchas, cobrir com cal virgem, lacrar o tambor e enterrá-lo.
Pelo fato do caramujo africano ser muito parecido com algumas espécies nativas, é aconselhado a que a pessoa não faça a captura e destruição dos moluscos sem que esteja devidamente capacitado a diferenciar uma espécie da outra.
Em Natividade, o caramujo africano já é encontrado nos bairros Cantinho do Fiorello, Parque da Lajinha e no distrito de Ourânia, onde é mais intensa a ocorrência do animal.
 
 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA