quarta-feira, 15 de junho de 2011

Natividade implantará projeto pioneiro na saúde pública

Cartão Bem Viver, inaugura uma nova era da saúde pública no município
O Governo Municipal lança este mês o projeto do Cartão Bem Viver. Com ele, crianças, jovens, adultos e idosos de Natividade terão à disposição o mais completo programa de saúde promotiva do Brasil. Seu objetivo é unificar e centralizar informações no atendimento ao cidadão nas unidades municipais de saúde, oferecendo ações sociais, culturais, esportivas e de geração de renda à população.
A partir de agora, todo o sistema de saúde do município será informatizado, facilitando o processo de agendamento de consultas e a redução das filas de espera, bem como a criação de um banco de dados com todo o histórico médico do paciente. As unidades de saúde, educação, assistência social trabalharão integradas para a promoção da qualidade de vida de toda a população.
Benefícios do Cartão Bem Viver
O Cartão Bem Viver reúne em um único projeto todos os benefícios que o mais completo programa de saúde promotiva do Brasil pode oferecer. A começar pelo atendimento personalizado nas unidades de média e alta complexidade do Hospital São José do Avaí e do Hospital das Clínicas, em Itaperuna. Graças aos convênios que estão sendo firmados pela Prefeitura Municipal, toda a população de Natividade receberá atenção integrada nos moldes dos planos de saúde particulares.
A saúde pública do município também passará por uma transformação. A Secretaria de Saúde, os PSFs e o Hospital serão integrados através de um sistema de informação, possibilitando agilidade no agendamento de consultas, eliminação das filas e maior eficiência nos investimentos públicos. Além disto, o Cartão Bem Viver trabalhará o conceito de promoção da qualidade de vida, integrando as unidades de saúde, educação, assistência social do município para o desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, sociais e de geração de renda. Afinal, promover a saúde é promover o estado de completo bem-estar físico, mental e social.
Como funcionará
O Cartão Bem Viver terá a mesma numeração do Cartão Nacional de Saúde, sendo ambos válidos e aceitos em todo o território nacional. Além de registrar todo o histórico médico do paciente, o Cartão possibilitará a oferta de novos serviços aos usuários. Através dele, o Governo Municipal terá a possibilidade de aperfeiçoar as políticas públicas, baseando suas ações nas reais necessidades dos cidadãos.
No âmbito tecnológico, a automatização das informações permitirá, por exemplo, a agilização nas marcações de consultas e exames, que poderão ser feitas online ou através de um terminal de pronto atendimento na própria Secretaria de Saúde. Com a informatização deste banco de dados, todo atendimento feito pelo usuário do Sistema Único de Saúde, em qualquer unidade do município, será registrado em um cadastro único: consultas médicas, exames, medicamentos retirados das farmácias dos postos e vacinas, entre os outros serviços ofertados pelo programa.
Se, sob o aspecto da saúde pública, seu objetivo é unificar e centralizar informações no atendimento ao cidadão nas unidades municipais de saúde, pelo caráter da promoção da saúde, seu papel é, também, oferecer ações sociais, culturais, esportivas e de geração de renda à população, possibilitando, assim, a redução do índice de reconsultas, recidivas e até mesmo do agravamento das patologias e prevenção de sequelas efetivamente diagnosticadas.
Com o Cartão Bem Viver, a população de Natividade terá uma assistência integrada das diversas áreas de atuação do governo municipal para a melhoria da qualidade de vida. Todos os serviços oferecidos estarão inseridos no contexto de promoção da saúde, a fim de assegurar que o cidadão esteja amparado em todas as suas necessidades básicas.
Onde fazer seu Cartão Bem Viver
Os pontos para o cadastramento no Cartão Bem Viver são: Secretaria Municipal de Saúde, Hospital de Natividade, Ganha Tempo, PSF Ourânia e PSF Querendo. O horário é de 8h às 17h.
O Cartão Bem Viver chegará na sua casa
Após o cadastramento, o cidadão natividadense receberá em casa, com toda comodidade, o Cartão Bem Viver. A partir de então, ele estará apto a se valer todos os benefícios que o mais completo programa de saúde promotiva do Brasil pode oferecer.
  • O Cartão Bem Viver é válido em todo território nacional porque tem o mesmo número da carteira do Sistema SUS, podendo substituí-la em caso de perda ou a sua falta.
  • Em caso de perda ou roubo do Cartão Bem Viver, informe imediatamente a Secretaria de Saúde ou o órgão competente para imediata substituição.
  • Fique atento a sinalização dos locais onde o Cartão Bem Viver poderá ser utilizado, pois haverá sempre uma placa indicando a possibilidade de sua utilização.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA