quarta-feira, 29 de novembro de 2023

‘Programa Mãos à Horta’ tem colheita farta em Itaperuna





Em Itaperuna, RJ, a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura trabalhou intensamente durante a farta colheita de hortaliças na horta comunitária, durante esta semana.

O ‘Programa Mãos à Horta’ beneficia alunos da Rede Municipal de Ensino, além de famílias atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

Esses alimentos ajudam na complementação alimentar de inúmeras famílias no município itaperunense. O Programa está presente em múltiplos espaços, há hortas espalhadas pelo município, incluindo em escolas, unidades de saúde, dentre outros locais; sendo que a horta principal está localizada entre as ruas Alagoas e Mozart Bastos Soares, no Bairro Lions.

É importante destacar que produtos frescos oferecem uma gama de benefícios notáveis, afinal, são geralmente colhidos no auge da maturidade, o que significa que estão repletos de nutrientes essenciais. Além disso, as hortas comunitárias promovem a sustentabilidade ambiental e incentivam a conexão com a natureza.

Ao consumir alimentos frescos, as pessoas podem desfrutar de sabores mais intensos e autênticos, pois esses produtos não passam por longos períodos de armazenamento ou transporte. Esses alimentos frescos também têm potencial para aumentar a diversidade na dieta das pessoas, encorajando o consumo de uma variedade maior de vegetais, ervas e frutas.

De acordo com a secretária Municipal de Agricultura Viviane Braga Pereira Rodrigues, a Vivi Dentista, o prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão) é um grande incentivador do projeto.

“O prefeito Alfredão é um grande incentivador do Mãos à Horta e está sempre em contato com a gente, pedindo uma atenção especial. Temos uma equipe que se dedica diariamente aos cuidados com as hortas, fazendo um trabalho de excelência em nossa cidade”, finaliza.

O ‘Programa Mãos à Horta’ é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, juntamente com as secretarias de Educação; Saúde; e Assistência Social, Trabalho e Habitação; além do Colégio Agrícola e PESAGRO-RIO (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro).

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA