quarta-feira, 8 de novembro de 2023

EMATER-RIO participa da Semana Internacional de Café em Belo Horizonte






A Semana Internacional do Café, SIC, terá início hoje (8), em Belo Horizonte. O evento, que chega à sua 10ª edição, é uma grande celebração que une as principais forças nacionais e internacionais da agroindústria cafeeira. O encontro na capital mineira contará com palestras, cursos, workshops, concursos, provas de café, pesquisas e degustações orientadas, ambiente propício para gerar oportunidades a toda cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimentos e negócios.

Por isso, com o objetivo de internacionalizar o produto, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro, EMATER-RIO, estará presente na Semana Internacional de Café levando o melhor da cafeicultura estadual. Autoridade no assunto, a entidade vem fazendo diversas campanhas em torno dos cafés especiais do estado neste ano de 2023, e desde que a ação ‘Muito Prazer, Café Especial do Rio de Janeiro’ foi implementada, essa é a primeira ocasião que o café fluminense será exposto em evento fora do estado, reforçando o empenho da Empresa junto aos produtores e expositores de cafés.

Ao todo, 15 cafeicultores (de cafés com pontuação acima de 83), 16 técnicos especializados, além da diretoria técnica, fazem parte da cúpula que desembarca em Belo Horizonte para a SIC, com a missão de expor o melhor da cafeicultura do Rio.

Participação na SIC é ‘Cereja no Bolo’ de um trabalho elaborado há muito tempo

Marcelo Costa, presidente da EMATER-RIO garante que essa participação é fundamental e estratégica para o prosseguimento na qualidade implantada sobre a cultura:

“Há muitos anos a EMATER-RIO trabalha com os produtores rurais buscando sempre a qualidade do café e a sustentabilidade da produção. Ações que vão da escolha dos grãos até o pós-colheita. Em decorrência desse árduo trabalho, hoje participamos de eventos da magnitude da SIC, só tenho que agradecer a cada técnico, a cada extensionista que se esforçou para que nós possamos dizer que o café do Rio de Janeiro está entre os melhores do Brasil. Posso garantir que essa participação é combustível para que nós prossigamos neste caminho”, destaca.

Um dos trabalhos mais notáveis ocorreu em agosto deste ano, quando no município de Bom Jesus do Itabapoana, na Região Noroeste, um laboratório voltado para a cafeicultura foi inaugurado. O ‘LabEmater’, como foi batizado, atende também outras regiões, com profissionais que avaliam as amostras encaminhadas pelo produtor rural, oferecendo auxílio técnico para melhorias na qualidade do seu produto. Outra idealização, na qual a instituição fez parte, foi no ‘Selo de Qualidade de Cafés Especiais do RJ’, implementado pela Secretaria de Estado de Agricultura, em 2022.

O Selo de Qualidade do Café do Rio de Janeiro foi criado para incentivar os produtores rurais a seguirem investindo em sustentabilidade e qualidade do produto que chega até as mesas dos consumidores. Ele dispõe de três categorias diferentes: Ouro, Prata e Bronze; que são concebidos a partir de critérios técnicos: 70% das características mínimas, leva o Selo Bronze; de 70% à 100%, o Selo Prata e, 100% + o café bebida com classificação acima de 80 pontos, é contemplado com o Selo Ouro.

Em virtude desses projetos, a cafeicultura fluminense ostenta, atualmente, a reputação de uma das melhores do Brasil - e terá espaço dedicado em Belo Horizonte, recebendo o reconhecimento num evento internacional. O empenho dos produtores e da melhoria da qualidade de trabalho dos mesmos não poderia acontecer de outra maneira: o reconhecimento acontece em um evento internacional.

Muito mais que café: emprego e renda também são pautas abordadas

Diretor Técnico da EMATER-RIO, Marconi Resende acompanhou de perto a participação da entidade na SIC e demonstra ansiedade por representar os cafés especiais do estado do Rio de Janeiro em um evento de proporção internacional:

“Participaremos com estande da Secretaria de Estado de Agricultura. Ou seja, seremos porta-voz do Governo do Estado na Semana Internacional do Café. Por isso, levaremos o que temos de melhor: técnicos de três regiões produtoras no estado, Q-Graders, especialistas no assunto e muito mais. Estamos empenhados em fazer com que nossa participação na 10ª edição da SIC seja memorável”, destaca.

A intenção é quebrar paradigmas como, por exemplo, de o estado não produzir cafés de qualidade. Com plena certeza na qualidade do produto, a delegação da EMATER-RIO desembarca na capital mineira querendo desconstruir essa imagem. Oportunizando, assim, reconhecimento e alavancando a economia estadual - é dessa maneira, inclusive, que o Secretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Flávio, entende.

"Estamos muito orgulhosos em participar da Semana Internacional do Café. Eventos como este elevam o café fluminense ao mais alto patamar em referência e qualidade. É o reconhecimento de todo o esforço dos nossos produtores junto à EMATER-RIO, que desenvolve um trabalho maravilhoso em prol do cultivo do grão. A cafeicultura fluminense estará muito bem representada e o visitante que estiver presente ao evento, terá a oportunidade de conhecer o que há de melhor da cafeicultura do estado. O cultivo do café é muito importante para a nossa economia gerando resultados muito positivos e produtivos" - ressalta Dr Flavio, secretário de Agricultura.

O que é a EMATER-RIO?

Localizada no Horto Botânico de Niterói, a EMATER-RIO é uma instituição pública vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, SEAPPA. A missão dela é promover o desenvolvimento rural sustentável por meio da prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural aos agricultores do estado, visando o aumento de renda e da qualidade de vida no meio rural.

Executando programas e projetos de ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural, a entidade oferece serviços de orientação técnica e capacitação aos agricultores, contribuindo para a melhoria das práticas agrícolas, pecuárias e agroindustriais.

Seu objetivo é promover a inclusão social e a geração de emprego e renda no meio rural, além de apoiar a preservação ambiental e a sustentabilidade das atividades agrícolas.

Além de ser responsável por visar a difusão de conhecimento de natureza técnica, econômica e social, trabalhando no aumento da produção e da produtividade agropecuária e na melhoria das condições de vida no campo em território fluminense.

O que é a SIC?

Nascida em 2013, em Belo Horizonte, a Semana Internacional do Café, a SIC une as principais forças da agroindústria do café para formar um dos maiores eventos mundiais do setor. Com intuito de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios, ela é uma grande vitrine para profissionais e indústria.

Serviço:

Local: Av. Amazonas, 6030 – Gameleira
Cidade: Belo Horizonte - MG
Data: De 8 a 10 de novembro de 2023
Horário: 10h - 19h
Estande: G55
Segmento: Agrícola

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA