sexta-feira, 28 de abril de 2023

Administração de Pádua traça estratégias para ampliar a segurança nas escolas


 

A  Administração de Pádua, sob o comando do prefeito Paulo Roberto estuda estratégias para ampliar a segurança nas escolas, com o intuito de preservar a integridade de alunos, professores e funcionários da rede pública e privada de ensino.

No último dia 15, o prefeito Paulinho reuniu-se com a primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social Claudinéia Cardoso, o secretário de Educação Cilimar, secretário de Segurança Pública Marco Tobias, profissionais das forças de segurança e profissionais da Educação, para discutir as primeiras ações de segurança.

A conversa foi de tom orientativo aos profissionais que, diariamente, são responsáveis por crianças e adolescentes em horário escolar.

O tenente Carlos relembrou as ações que vêm sendo realizadas e orientou quanto às medidas de segurança, que ajudam a prevenir.

A primeira medida é o reforço do policiamento escolar, do Programa Juntos na Escola, conhecido como Ronda Escolar, que deve garantir a aproximação da comunidade escolar com as forças de segurança, atuando com mais ações direcionadas.

É importante que os pais fiquem atentos ao material escolar e ao comportamento de seus filhos, verificando com frequência as mochilas e conversando sobre os conteúdos que veem no computador e no celular e, em caso de suspeitas, acionar o 190.

Num esforço extra e em parceria com a Secretaria de Defesa Civil e Secretaria de Iluminação Publica, o CIOSP - Centro Integrado de Operações de Segurança Pública instalou câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, para dar mais segurança em escolas do nosso município.

O secretário de Segurança, Marco Tobias anunciou, que as escolas receberão um "botão de pânico" por meio de um aplicativo de celular, que será liberado para o corpo docente.

O dispositivo funcionará como um sistema de emergência, permitindo acionar imediatamente a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar ou outras emergências nas escolas. O botão de pânico será disponibilizado nas escolas das redes municipal, estadual e privada.

Essa iniciativa tem como objetivo reforçar a segurança nas escolas e proporcionar uma resposta rápida em situações de risco, garantindo a proteção dos estudantes, professores e demais funcionários das unidades educacionais. O aplicativo de celular é mais uma ferramenta que se soma às medidas de prevenção e proteção já existentes nas escolas, contribuindo para a promoção de um ambiente escolar seguro e propício à aprendizagem.

O prefeito Paulo Roberto afirmou “Estamos focados num trabalho integrado de todas as instituições, tanto de segurança quanto de educação. Estamos capacitando profissionais sobre o protocolo de segurança”.

Simone Gargano

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA