terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Mais um cachorro do mato é solto pela equipe da Secretaria do Ambiente de Itaperuna

 


Em Itaperuna, RJ, mais um cachorro do mato (Cerdocyon thous) foi capturado e solto por técnicos da Secretaria Municipal do Ambiente.

Este é o segundo animal solto pela equipe, em aproximadamente 30 dias. Vale lembrar que o primeiro cachorro do mato foi solto em 20 de janeiro, pelo biólogo Marcos Paulo Thomé, e pelo técnico João Wesley Teixeira, logo após ser capturado com armadilha tomahawk, no perímetro urbano.

Os mesmos profissionais participaram da soltura do segundo animal, que foi realizada num fragmentar florestal das Unidades de Conservação de Raposo, distrito de Itaperuna; mesmo local de soltura do primeiro cachorro.



RELEMBRE O CASO DO PRIMEIRO CACHORRO DO MATO

A Secretaria Municipal do Ambiente foi acionada pela diretoria do Colégio Agrícola, que relatou a presença frequente do animal próximo ao galinheiro. Naquela oportunidade, o secretário Municipal do Ambiente Sérgio Zampiér enviou a equipe para o local, que procedeu com a alocação adequada da armadilha, para a captura.

De acordo com o biólogo Marcos Paulo Thomé, o animal não apresentava nenhuma injúria e aparentemente estava saudável.

“Esses animais silvestres não podem permanecer na área urbana, por risco de acidentes, prejuízos à criação de animais domésticos entre outros fatores. O exemplar capturado não apresentava nenhuma injúria e aparentava saudável. Provavelmente se deslocou para o logradouro em busca de alimento e novo território, uma vez que é um indivíduo jovem”, destacou o biólogo.

O fragmentar florestal das Unidades de Conservação de Raposo é um espaço excelente para que o animal possa viver em tranquilidade.


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA