A partir de 6 de março,
o novo RG, que
passou a ser chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), passará a ser
emitido em todos os Estados do país. O documento está sendo disponibilizado em nova versão desde
o ano passado, em algumas unidades da federação.
O documento vem
acompanhado de um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo, como um
smartphone, irá permitir validação eletrônica, além da possibilidade de saber
se o documento de identificação foi furtado ou extraviado.
Vantagens
do novo documento
O
documento unificado digital possui diversas vantagens. Confira algumas delas:
Acesso facilitado aos
cidadãos a outros serviços públicos, como a realização digital da prova de vida
para o INSS;
Auxiliará na
identificação do cidadão para a concessão de benefícios sociais e adesão a
programas federais;
Maior segurança, contra
a falsificação da carteira de identidade;
Possibilidade da
declaração múltipla de filiação;
Inclusão de nome social
sem a necessidade de alteração no registro civil;
Declaração de gênero
não binário;
Permite reunir diversos
documentos: título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência
Social, certificado militar, CNH, documento de identidade profissional,
carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep;
Poderão constar, ainda,
indicativos para pessoas com necessidades especiais e o Código Internacional de
Doenças (CID).
Vale destacar que todas
as informações extras são facultativas. Desse modo, cabe ao cidadão decidir por
incluir ou não os registros complementares.
Saiba
os Estados que já emitem
Paraná;
Minas Gerais;
Acre;
Goiás;
Rio Grande do Sul;
Piauí;
São Paulo;
Amazonas;
Mato Grosso;
Rio de Janeiro;
Distrito Federal.
Veja
os prazos
O novo documento também
conta com novos prazos, que são diferentes a partir da idade do cidadão. Isto
é, quem possui idade de 0 a 12 anos, o documento tem validade de 5 anos. Já de
12 a 60 anos incompletos, o prazo é de 10 anos e a partir dos 60 anos, o documento
passa a ter validade indeterminada.
Saiba
como emitir
O documento foi lançado
durante governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL). À época, o Ministério
da Economia afirmou que o novo RG seria emitido apenas para brasileiros com informações atualizadas no CPF.
Neste caso, "quem
não tem ou tem dados cadastrais incorretos poderá utilizar o canal de
atendimento remoto da Receita Federal para resolver a situação", informou
a pasta. Atualmente, nem todos os estados emitem o novo documento.
JC
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