terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

‘Equipe de Saúde Itinerante’ realiza consultas na zona rural de Itaperuna








A Prefeitura de Itaperuna, RJ, através da Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando diariamente, visando proporcionar um atendimento diferenciado e humanizado aos munícipes.

O projeto ‘Equipe de Saúde Itinerante’ é uma iniciativa da Atenção Primária à Saúde, onde uma equipe composta por médico, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde prestam atendimento à população residente nas comunidades da zona rural do município.

Na última semana, a médica Dra. Fernanda Castro realizou atendimento em uma Igreja Católica localizada nas proximidades do cruzamento. No dia do atendimento é realizado cadastro dos usuários, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, aferição das medidas antropométricas, além da consulta médica.

Ainda há distribuição de medicamentos pela médica no momento da consulta, vacinação e demais procedimentos que podem ser realizados e agendados previamente com a equipe da ESF de referência, para dar suporte e continuidade da assistência.

Conheça um pouco mais sobre o projeto    

No território municipal há 23 Unidades de Saúde da Família (USF), espalhadas pelos bairros e distritos, sendo elas: Cehab, São Manoel, Costa e Silva, Surubi, Guaritá, São Mateus, Horto, Aeroporto, Boa Vista, Boa Fortuna, Fiteiro, São Francisco, Carulas, Frigorífico, Aré, Nossa Senhora da Penha, Córrego Seco, Córrego da Chica, Boa Ventura, Raposo, Comendador Venâncio, Retiro e Itajara.

O município itaperunense possui 19 equipes de Saúde da Família e 4 equipes de Atenção Primária, no entanto, existiam áreas descobertas no município, onde essas equipes não se faziam presentes. Considerando as áreas descobertas e a necessidade de alcançar uma população que necessita de atendimento nas áreas mais distantes, o projeto ‘Equipe de Saúde Itinerante’ foi planejado e vem sendo implementado com sucesso.

A equipe que desenvolve o projeto conta com 2 médicas que se revezam durante a semana, 1 auxiliar de enfermagem, além das agentes comunitárias que trabalham nas localidades assistidas. Atualmente o projeto está sendo desenvolvido em 22 localidades da zona rural:

Jaboticaba, Poço das Pedras, Pedreira, Toiama, Córrego do Ouro, Capelinha, Penha (Assentamento) e (Palanquinho), Capivara, Aré (Assentamento), Venâncio (Usina Cachoeiro do Norte), Aré (Valão das Folhas), Floresta/Paraiso, Aldeia, Ilha do Ciro, Taquari Paiol/Arena Kifer, Pedreira, Penha (Sapezal), Ponte Preta, Cubatão, Cavinha, Havaí e Valão do Cágado.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA