sábado, 3 de dezembro de 2022

Escolas mais preparadas para receber alunos com necessidades especiais





A educação é um direito de todos, está na Constituição Federal. A inclusão tem levado às escolas crianças com diferentes tipos de síndromes, laudos e medicações. Para a educação se adequar a esta realidade e garantir o acesso e a permanência desses alunos nas escolas, preparos específicos estão sendo levados ao educador.

Para melhor capacitar os funcionários da rede escolar, a Secretaria de Educação de Porciúncula implantou, neste ano de 2022, o projeto “Saber incluir... amar, cuidar e respeitar". Em agosto, aconteceu uma capacitação com a professora Eliane Assis envolvendo equipe pedagógica da secretaria, membros do CIAME/CEAAP, gestores e orientadores da rede municipal e Conselho Municipal de Educação.

Houve ainda uma capacitação com o psicólogo e filósofo Leandro Chaves, que incluiu os responsáveis pelos alunos com necessidade especiais atendidos nas diversas instituições municipais ou regionais.

A terceira fase do projeto aconteceu no dia 17. A Secretaria ofereceu uma nova capacitação com a professora Eliane Assis direcionada a 60 mediadores e quatro intérpretes de libras recém aprovados no processo seletivo municipal a fim de prepará-los para o atendimento especial nas salas de aula.

O projeto ainda prevê a habilitação de todos os professores da rede municipal de ensino e, dada a sua necessidade, não tem prazo para finalizar. “Temos buscado cuidar dessas crianças e suas famílias com muito respeito, comprometimento e acolhimento. Temos que estar sempre preparados para entender e aceitar toda a diversidade”, conclui a subsecretária de Educação, Iria Souza.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA