sábado, 17 de dezembro de 2022

Estudantes do Norte e Noroeste ganham escolas sustentáveis e tecnológicas





A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) começou a implantar na quinta-feira (15/12) mais duas Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades (E-Tecs) no Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Desta vez, serão beneficiados estudantes do Ciep E-Tec 466 Nina Arueira, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e do Ciep E-Tec 141 Vereador Said Tanus José, em Italva, na Região Noroeste do estado. A revitalização dos antigos Cieps faz parte do maior programa de educação do estado das últimas décadas.

Com estas duas escolas entregues pelo Governo do Estado, chegam a 25 as unidades reinauguradas desde julho, na capital e no interior do Rio de Janeiro. A meta é transformar 50 Cieps da rede estadual em escolas E-Tecs, beneficiando 24 mil estudantes. Além da capital, as novas escolas já estão em funcionamento nos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Queimados, Belford Roxo, Itaboraí, Volta Redonda, Itaguaí, Aperibé, Cachoeiras de Macacu, Magé, Seropédica e São Gonçalo.

As mudanças na estrutura física e pedagógica dos Cieps fazem parte do pacote de investimentos realizados pela Seeduc para promover melhorias na qualidade do ensino público fluminense, utilizando ferramentas de tecnologia, sustentabilidade e inovação. Nesta primeira fase de funcionamento das E-Tecs, o ensino é oferecido em tempo integral para as turmas do 1º série, que terão aulas no contraturno de artes, robótica, games, educação ambiental e empreendedorismo, entre outras. A ampliação da carga horária será estendida, gradativamente, às demais séries.

Todas as unidades são sustentáveis e receberam painéis solares. Estão equipadas com sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo, composteira e horta comunitária que é usada na preparação da merenda escolar. Além disso, as escolas terão internet de alta qualidade, lousas digitais e áreas destinadas às atividades de produção audiovisual – as chamadas salas makers, ambientes que incentivam a criatividade, o estudo por projetos e os aproximam do mercado de trabalho. “Essa iniciativa é uma nova realidade que começa a transformar a vida dos nossos estudantes. É um projeto que chega para somar e agregar ainda mais no ensino, resgatando nesses jovens o desejo de aprender, estimulados pelas novas tecnologias e inovações” – disse o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA