quinta-feira, 21 de março de 2019

Estado investe R$ 52 milhões em contenções na região Serrana



A cidade de Teresópolis recebeu, na última segunda-feira (18/3), um escritório avançado da Subsecretaria de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras para ajudar na conclusão das obras de recuperação da Região Serrana, que encontram-se em andamento desde 2011. Atualmente, entre outras obras, o Governo do Estado investe R$ 52 milhões em projetos em tramitação na área de prevenção em Teresópolis. São obras de contenção de encostas em diversas localidades da cidade, que estão em processo de licitação.

O escritório avançado funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Avenida Lucio Meira 375 (antigo fórum), no Centro de Teresópolis. A unidade contará com o trabalho itinerante de uma equipe multidisciplinar constituída de engenheiros, geólogos e assistentes sociais. Estes profissionais irão desenvolver ações correlatas com a gestão e a fiscalização dos contratos e ainda prestar apoio técnico para toda a região do entorno.

Estudos estão sendo realizados no sentido de viabilizar futuras instalações de mais escritórios avançados em outras localidades do Estado do Rio. Entre elas, estão as cidades de Nova Friburgo, Petrópolis, também na Região Serrana; Niterói, na Região Metropolitana; Volta Redonda, no Sul Fluminense; e Macaé, no Norte Fluminense.

- Em questão de logística, esse escritório avançado vai ser muito importante. Essa parceria com o Estado e a prefeitura vai nos permitir chegar em um denominador comum, que é moradia e obra de qualidade - disse a representante da Comissão das Tragédias da Região Serrana, Laura Fermiano.
 
Obras na Região Serrana

No total, atualmente a Região Serrana tem duas obras de contenção em licitação em Teresópolis, sete em Nova Friburgo e uma em Bom Jardim. Além disso, há, também em licitação, uma obra de galeria de drenagem em Bom Jardim, uma obra de drenagem de Águas Pluviais e Estabilização de Talude em Petrópolis e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e um sistema de distribuição de água em Areal. Outras duas contenções já estão em execução na cidade de Teresópolis. Além disso, existem unidades habitacionais previstas para Teresópolis (500); Sumidouro (120); São José do Vale do Rio Preto (120); Itaipava/Benfica (120) e Mozela (220), em Petrópolis; e Areal (153).

- A missão da Seinfra é prover o apoio multidisciplinar e servir ao povo fluminense. Neste caso, os servidores estarão mais próximos das frentes de trabalho - explicou o secretário estadual de Infraestrutura e Obras, Horário Guimarães.


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA