terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Defesa Civil lança serviço gratuito via SMS

Acionamento das sirenes também podem antecipar situações de riscos

A Secretaria de Defesa Civil lançou serviço gratuito de SMS com alertas de emergências para os cidadãos de todo o estado. O novo sistema, que tem por objetivo prevenir acidentes e antecipar situações que ofereçam riscos à população, é uma parceria do Governo do Rio com o Ministério Público Federal.


O cadastro pode ser feito pelo site sisemte.cbmerj.rj.gov.br. Os dados solicitados são nome completo, e-mail, CPF e RG, CEP, número do telefone e operadora.


De acordo com o diretor do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, tenente-coronel Gil Kempers, a iniciativa vai ampliar ainda mais o alcance da Defesa Civil estadual.


- O grande desafio que vivemos é a mudança no comportamento nacional para gestão de desastres. Isso significa pensar em ações de Defesa Civil que não sejam apenas as de resposta. Um modelo de mensagem em caso de chuvas pode ser: Mudança de estágio de atenção no município de Petrópolis. Fiquem alertas! - exemplificou Kempers.


Para o superintendente operacional da Defesa Civil, coronel Marcelo Hess, a difusão de alertas e informações de emergência para a população sobre risco de desastres naturais fortalece a cultura de prevenção no estado.


- Só um trabalho integrado interinstitucional pode efetivamente reduzir a possibilidade de danos e prejuízos e deixar a população sempre atenta - disse o coronel Hess.


A iniciativa contou com o apoio da assessoria de informática do Corpo de Bombeiros, que desenvolveu toda a parte técnica para viabilizar o envio das mensagens, e da Faetec Petrópolis.

COMPARTILHE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe