quinta-feira, 9 de abril de 2015

Cordeiro presente na reunião com a nova secretária de Estado de Cultura

Para fortalecer as relações institucionais com os municípios do interior, discutir as políticas culturais e conhecer as propostas da nova secretária, Eva Doris Rosental, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) está promovendo, entre março a abril, uma série de encontros com secretários municipais de cultura.

Recentemente, 21 secretários das regiões Noroeste e Serrana visitaram a SEC para construir parcerias com o governo estadual que contornem o difícil momento econômico atual e que possam fortalecer políticas culturais, em especial através da institucionalização de sistemas municipais de cultura. As duas regiões possuem fóruns organizados de secretários de cultura, o que já representa um importante ganho. Uma das principais solicitações dos fóruns é a promoção de políticas regionalizadas de cultura.

De acordo com o secretário de Cordeiro, Allessandro Concencio, a nova secretária deixou claro que as demandas são muitas, mas que a SEC pretende construir parcerias com o poder público e privado objetivando trabalhar a cultura fluminense como um todo, para além da capital. Eva Doris reconheceu, inclusive, que o Estado está devendo muito ao interior e anunciou um curso de capacitação de gestores e agentes culturais para o segundo semestre deste ano, em parceria com a Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ e com a FAETEC.

Sobre a nova Lei Estadual de Cultura, construída em parceria com a sociedade civil desde 2010, a secretária afirmou que ela será enviada à Alerj e instituirá um novo Conselho Estadual e um Fundo de Cultura, instrumentos que garantirão mais participação e interlocução e nova fonte de recursos para viabilizar o financiamento de programas e editais.

Allessandro informou também que os próximos encontros com os secretários municipais acontecerão em suas respectivas regiões.



COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA