segunda-feira, 27 de abril de 2015

Cantagalo espera vacinar 60 mil cabeças de gado contra a aftosa a partir de 1º de maio

Município possui o maior rebanho bovino da Região Serrana. Nessa primeira etapa, todos os animais têm que receber a vacina, independentemente da idade

A partir da próxima sexta-feira, 1º de maio, Cantagalo espera vacinar cerca de 60 mil cabeças de gado bovino na primeira etapa deste ano da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, que dá suporte aos produtores durante o período dedicado à imunização dos animais, que vai até 31 de maio, na segunda etapa do ano passado, realizada em novembro, quando apenas os animais jovens, com até 24 meses, foram vacinados, a cobertura imunizatória foi de 95,95% do total estimado.

– Para esta primeira etapa, há a obrigatoriedade de vacinação de todos os animais, independentemente da idade – disse o secretário de Desenvolvimento Agropecuário do município, Rodrigo Vollú. Segundo ele, o estado do Rio de Janeiro, por conta dessas campanhas semestrais, está há 16 anos sem nenhum registro da doença.

Conforme a Defesa Sanitária Estadual, os últimos casos registrados no estado do Rio de Janeiro foram em 1997, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, e em Magé, na Baixada Fluminense. Rodrigo Vollú também explica que as doses devem ser adquiridas pelos próprios criadores.

Cantagalo é considerado o maior produtor bovino da Região Serrana, o que dá ao município o título de responsável pela maior bacia leiteira da região. Os bons índices conseguidos pelo município nas campanhas Rodrigo Vollú credita ao resultado do trabalho das equipes da Defesa Agropecuária, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, do Sindicato Rural e da Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), aliado à conscientização dos criadores sobre a necessidade da imunização do gado.

A campanha tem como meta manter o rebanho sadio, apto a atender aos mercados nacional e internacional, com o fornecimento de material genético (sêmen, embriões, matrizes e reprodutores) e carne de qualidade. Durante as etapas, também são promovidas ações para a conscientização dos pecuaristas sobre a importância da imunização dos rebanhos.

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa entre os animais de casco fendido (bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e animais silvestres). A vacinação é realizada somente em bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, inclusive os recém-nascidos. É muito importante a participação de todos na campanha para que a doença seja erradicada do estado e do país, já que apenas é controlada por meio da vacinação.

Após vacinar o rebanho, o produtor deverá entregar a declaração de vacinação ao Núcleo Regional de Defesa Agropecuária, onde também deverá ser feita a atualização do cadastro da propriedade. Para isso, é preciso apresentar a declaração de vacinação e a nota fiscal de aquisição das vacinas, comprovando a imunização de seus animais, o que terá que ser feito até o quinto dia útil após o encerramento da campanha - 5 de junho.

Quem não declarar a vacinação estará sujeito a receber auto de infração, ter a propriedade interditada, ser multado em até 20 mil Ufirs, além de arcar com o pagamento da taxa de duas Ufirs por animal não vacinado. As dúvidas podem ser esclarecidas através dos telefones do Núcleo Regional de Defesa Agropecuária, que fica no Parque de Exposições Raul Veiga, em Cordeiro: (22) 2551-1673 e (22) 2551-1395.


Ascom

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA