quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

ESTADO INAUGURA PRIMEIRA ESCOLA PÚBLICA COM ENSINO DE FRANCÊS

Unidade de Niterói oferecerá intercâmbio entre estudantes e profissionais do Rio de Janeiro e da França

O Governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira (29/1) o Ciep 449 Leonel de Moura Brizola, em Niterói – umas das 14 novas escolas que serão entregues no início deste ano letivo. A unidade de horário integral oferecerá o curso de Ensino Médio Intercultural Brasil-França, onde os alunos vão desenvolver a proficiência na Língua Francesa. O Ciep recebeu R$ 1,5 milhão em obras e mais R$ 200 mil para a aquisição de equipamentos. A unidade vai disponibilizar 288 vagas até 2016.

O projeto curricular da nova escola foi feito em conjunto com a Academia de Crétil e com o apoio do Consulado Geral da França. Noventa e seis estudantes vão aprender 16 horas por semana de conteúdo na Língua Francesa. A parceria vai possibilitar ainda o intercâmbio de professores e alunos da rede estadual com profissionais e estudantes franceses. Em setembro, uma unidade do mesmo modelo do CIEP 449 será inaugurada em Paris.

– Haverá uma Escola França-Brasil em Paris e faremos a junção das duas unidades, enviando professores e alunos nossos para França e recebendo profissionais e estudantes de Paris no nosso colégio em Niterói. Esta unidade abre a porta para que as famílias de renda mais baixa tenham uma oportunidade. Estes alunos já estarão prontos para atuar nas Olimpíadas de 2016 – disse o secretário de Educação. Wilson Risolia.

Durante a inauguração, o governador Sérgio Cabral ressaltou que os alunos do CIEP 449 terão boas chances no mercado de trabalho, porque o Rio de Janeiro é o principal destino de investimentos da França no Brasil. Citando empresas como a L'Oreal, Peugeot e Michelin, Cabral afirmou que a escola vai preparar profissionais para suprir o mercado de trabalho.


– Ter uma escola como esta é uma conquista para a Educação e serve de referência para todo o estado. Jovens da rede pública terão a oportunidade de receber uma formação diferenciada em um momento no qual o Rio esta gerando muitos empregos, e existe carência de mão de obra. Eles terão emprego certo – explicou o governador.


Ensino diferenciado


Reformada pela Emop (Empresa de Obras Pública), a unidade conta com 18 salas de aula, laboratórios de idiomas, informática e ciências, além de biblioteca, sala de estudos e quadra poliesportiva. Todas as salas de aula contam com ar-condicionado e computadores. Além do Currículo Mínimo comum, os estudantes terão as disciplinas de Ciências Biológicas, Ateliê Científico e Oficina de Projeto de Vida com metodologia 90/10, que representa 90% do conteúdo transmitido na Língua Francesa.


– Os alunos vão sair daqui com nível de proficiência em Francês muito alto. Eles terão aulas com professores vindos da França. A metodologia vai proporcionar que estes estudantes tenham uma abertura intelectual e cultural – explicou Anne Ricordel, adida de Cooperação Linguística do Consulado da França no Rio de Janeiro.

Governador Sergio Cabral

Alunas do Ciep 449

Vice- governador



 Texto: Fabiana Paiva // Fotos: Carlos Magno

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA