quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

RIO FECHA O ANO COM MAIS DE 100 MIL EMPREGOS CRIADOS

Duque de Caxias, Itaboraí e Cabo Frio tiveram os maiores saldos de contratações

O Estado do Rio registrou a criação de 100.808 empregos com carteira assinada em 2013, o que representou um crescimento de 2,67% no ano. Os dados fazem parte do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, e consideram a Série Ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo. O aumento se deve, principalmente, à geração de empregos do setor de Serviços (+50.966 postos), do Comércio (+24.467), da Construção Civil (+14.665) e da Indústria de Transformação (+11.411).

Com este resultado, o Rio de Janeiro tornou-se o segundo estado que mais gerou empregos em 2013, atrás de São Paulo. Somente a Região Metropolitana registrou acréscimo de 72.827 postos de trabalho, também incorporando as declarações entregues fora do prazo.

Para o secretário de Trabalho e Renda, Sergio Romay, o desempenho mostra o acerto da política de geração de empregos no Estado do Rio.

- O mercado de trabalho deve permanecer aquecido, por conta dos eventos esportivos e das obras de infraestrutura. Temos hoje uma frente de investimentos que ajuda a impulsionar a economia fluminense. Os destaques são o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), o Arco Metropolitano, o Porto Maravilha, a Construção Civil, o Polo Automotivo do Sul Fluminense, bem como as indústrias Naval e de Petróleo e Gás, além dos setores de Comércio e Serviços, que mantêm em alta a oferta de ocupações - disse Romay.

O Ministério do Trabalho também divulgou os municípios fluminenses que registraram os maiores saldos de empregos (contratações menos demissões) em dezembro. O ranking é liderado por Duque de Caxias, com 782 vagas; seguido de Itaguaí, 321; e Cabo Frio, 248.

Os dados nacionais do Caged mostram que o Brasil criou 1.117.717 postos de trabalho com carteira assinada em 2013. O número representa uma queda de 14% na comparação com o total de 1.301.842 empregos registrados no ano anterior. Em 2014, estima-se que a geração de empregos no país deve ficar entre 1,4 milhão e 1,5 milhão de postos de trabalho.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA