domingo, 16 de fevereiro de 2020

Ministério da Justiça notifica Heineken para ajustar divulgação de recall de garrafas de cerveja


Recall, se deve a alteração que pode levar a desprendimento de lasca de vidro do bocal das garrafas na hora da abertura

 
Heineken no Brasil anunciou recall voluntário de lotes de garrafas long neck de cerveja
Foto: Reuters


A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, notificou o grupo Heineken no Brasil para que faça ajustes na comunicação do recall voluntário de lotes de garrafas long neck de cerveja.
O recall foi anunciado pela empresa na sexta (14). Em comunicado, o grupo informou que:
·         foi identificada uma "pequena alteração" nas garrafas de 330 ml desses lotes;
·         que essa alteração pode fazer com que "uma pequena lasca de vidro se desprenda do bocal no momento da abertura";
·         que "há risco de lesões ou ingestão acidental" dessa lasca de vidro.
"A alteração está totalmente restrita à garrafa, sem nenhum impacto no líquido", segundo o texto. De acordo com a Heineken, o problema foi encontrado em "menos de 0,3%" das garrafas nos lotes afetados, que podem ser identificados pelas letras "CH", em alto relevo, na parte inferior das long necks.
A quem comprou cervejas desses lotes, a empresa orienta abrir a garrafa com cuidado, seguindo as instruções na embalagem.
Caso algum problema seja identificado, o consumidor deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Notificação
A Senacon notificou a Heineken na sexta, mas divulgou nota sobre o assunto apenas neste domingo (16).
No documento, a secretaria informa que a campanha sobre o recall apresenta "desconformidade" em relação ao que foi tratado com a empresa.
Segundo a Senacon, entre as irregularidades está a falta de clareza sobre o acesso dos consumidores à campanha e ausência de informações sobre substituição do produto.
"Esperava-se que a informação sobre a opção "dois por um" de substituição do produto fosse clara ao consumidor, como um indutor comportamental. Entretanto, não houve qualquer divulgação nesse sentido. Assim, determina-se que o fornecedor demonstre, de forma clara e precisa, quais indutores serão utilizados (incluindo eventuais recompensas), assim como a forma pela qual o consumidor tomará conhecimento dos mesmos", diz a nota da Senacon.
Ainda de acordo com o órgão, a empresa não obedeceu ao pedido para que a mensagem "recall voluntário da Heineken" constasse no título do vídeo de divulgação da campanha.
A Senacon fixou prazo de 2 dias úteis para que a Heineken faça os ajustes e pode aplicar multa de até R$ 9 milhões se eles não forem realizados.
G1

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA