Recall, se deve a alteração que pode levar a desprendimento de lasca de vidro do bocal das garrafas na hora da abertura
Heineken no Brasil anunciou recall voluntário de lotes de garrafas long
neck de cerveja
Foto: Reuters
A Secretaria Nacional
do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, notificou o grupo
Heineken no Brasil para que faça ajustes na comunicação do recall voluntário de lotes de garrafas long neck de cerveja.
O recall foi anunciado
pela empresa na sexta (14). Em comunicado, o grupo informou que:
·
foi identificada uma "pequena
alteração" nas garrafas de 330 ml desses lotes;
·
que essa alteração pode fazer com que
"uma pequena lasca de vidro se desprenda do bocal no momento da
abertura";
·
que "há risco de lesões ou ingestão
acidental" dessa lasca de vidro.
"A alteração está
totalmente restrita à garrafa, sem nenhum impacto no líquido", segundo o
texto. De acordo com a Heineken, o problema foi encontrado em "menos de
0,3%" das garrafas nos lotes afetados, que podem ser identificados pelas
letras "CH", em alto relevo, na parte inferior das long necks.
A quem comprou cervejas
desses lotes, a empresa orienta abrir a garrafa com cuidado, seguindo as
instruções na embalagem.
Caso algum problema
seja identificado, o consumidor deve entrar em contato com o Serviço de
Atendimento ao Consumidor.
Notificação
A Senacon notificou a
Heineken na sexta, mas divulgou nota sobre o assunto apenas neste domingo (16).
No documento, a
secretaria informa que a campanha sobre o recall apresenta
"desconformidade" em relação ao que foi tratado com a empresa.
Segundo a Senacon,
entre as irregularidades está a falta de clareza sobre o acesso dos
consumidores à campanha e ausência de informações sobre substituição do
produto.
"Esperava-se que a
informação sobre a opção "dois por um" de substituição do produto
fosse clara ao consumidor, como um indutor comportamental. Entretanto, não
houve qualquer divulgação nesse sentido. Assim, determina-se que o fornecedor demonstre,
de forma clara e precisa, quais indutores serão utilizados (incluindo eventuais
recompensas), assim como a forma pela qual o consumidor tomará conhecimento dos
mesmos", diz a nota da Senacon.
Ainda de acordo com o
órgão, a empresa não obedeceu ao pedido para que a mensagem "recall
voluntário da Heineken" constasse no título do vídeo de divulgação da
campanha.
A Senacon fixou prazo
de 2 dias úteis para que a Heineken faça os ajustes e pode aplicar multa de até
R$ 9 milhões se eles não forem realizados.
G1
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