quinta-feira, 31 de outubro de 2013

GOVERNO INAUGURA SEDE DA 6ª RISP E REFORÇA SEGURANÇA DO NORTE E NOROESTE

Unidade que integra polícias Civil e Militar vai beneficiar 25 municípios


CAMPOS DOS GOYTACAZES - O Governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira (31/10), a sede da 6ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), localizada em Campos dos Goytacazes. O prédio que vai integrar as polícias Civil e Militar reforçará o combate à criminalidade em 25 municípios do Norte e Noroeste fluminense.

Com 14 salas, auditório e espaço para teleconferência, a unidade acomodará representantes do Comando de Policiamento de Área (CPA), da Polícia Militar e do Departamento de Polícia de Área (DPA) da Polícia Civil. A sede vai permitir maior integração regional no planejamento, inteligência e distribuição de recursos das operações policiais do estado.

- É uma conquista para a população ter a polícias trabalhando integradas. Estamos marcando época e deixando um legado. É uma revolução silenciosa que começa em Campos. Serão sete Risps, com a próxima a ser inaugurada em Volta Redonda. Hoje a disputa não ocorre entre as instituições, e sim pelos baixos índices de criminalidade no sistema de metas - afirmou o governador Sérgio Cabral.

O projeto das Rips foi lançado em julho de 2009 com objetivo de ampliar a ação ostensiva e investigativa das duas polícias em diferentes regiões do estado. Mesmo antes de receber seus prédios-sede, as Risp funcionam através de reuniões regulares para traçar estratégias operacionais das delegacias e batalhões das áreas envolvidas.

A 6ª Risp é a primeira a ter o prédio inaugurado. A sede está localizada na entrada de Campos, no acesso da BR-101 e ao lado da Policlínica da PM. O projeto prevê ainda a construção de um heliporto no terreno ao lado.

O subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Segurança, Roberto Sá, destacou que o sistema de metas e a integração entre as polícias têm gerado respostas mais eficientes à sociedade.

- Antes, não havia interlocução e o policiamento era aleatório. Agora, ambas compartilham informações, monitoram as metas e trabalham juntas. Esse prédio é a consolidação desta política – disse Roberto Sá.

Para o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, a sede da 6ª Risp vai agilizar a tomada de decisões estratégicas no Norte e Noroeste.

- Haverá mais resultado porque os comandantes não precisarão mais ir à capital. Quem pensa Segurança Publica estará aqui e terá todos os mecanismos para cuidar estrategicamente de 25 cidades - afirmou Beltrame.

Elogiando as modernas instalações, a chefe da Policia Civil, delegada Martha Rocha, pediu que os policiais civis e militares façam bom uso do equipamento e invistam nas características necessárias para que a categoria dê retorno à sociedade.

- Não há direito exercido se não houver garantia de Segurança Pública. Isso exige de nós, policiais, dedicação, empenho, coragem e competência e precisamos investir nessas características. Hoje, estamos vendo mais do que um investimento em tecnologia. Ele exige de nós uma dose de transpiração e inspiração. Temos que nos apoderar dele, unir nossas forças porque somos aqueles que fazem o bom combate - finalizou a delegada.




 Texto Fabiana Paiva, foto André Gomes de Melo

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA