segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CEASA-RJ DOA ALIMENTOS PARA APAE DE NOVA FRIBURGO

Esta é a quinta unidade da APAE atendida pelo Programa Banco de Alimentos da central de abastecimento

A Ceasa-RJ entregou, na tarde desta quinta-feira (24/10), 700 quilos de alimentos à Associação dos Pais e Amigos Especiais de Nova Friburgo (APAE). Esta é a quinta unidade da APAE atendida pelo Programa Banco de Alimentos da central de abastecimento do Estado do Rio. O repasse de doações de frutas, legumes e verduras já beneficia as associações de Duque de Caxias, Belford Roxo, Niterói e Laje do Muriaé.

Os alimentos entregues nesta quinta-feira farão parte das refeições de cerca de 500 pessoas com deficiência entre zero e 50 anos de idade. A APAE de Nova Friburgo, a maior do estado, foi vítima das chuvas de 2011 que devastaram a cidade. Na ocasião, a instituição perdeu um de seus imóveis. A recuperação veio com o apoio do Governo do Estado que, através do lucro obtido com a venda de bilhetes da “Raspadinha S.O.S Região Serrana” da Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj), doou R$ 1 milhão para a construção de um novo prédio. Concluído em abril deste ano, o edifício atualmente abriga o Centro de Reabilitação.

- A prioridade do Programa do Banco de Alimentos é atender as principais instituições filantrópicas do nosso estado. Para ampliar este trabalho, estamos desenvolvendo um projeto para a construção de Banco de Alimentos para cada região do estado e o da Região Serrana ficará na nossa unidade da Ceasa, aqui mesmo em Friburgo – anunciou o presidente da Ceasa-RJ, Leonardo Brandão, declarando ainda que a Ceasa também vai repassar alimentos para a Associação Friburguense de Pais e Amigos Excepcionais.

A fundadora da APAE de Nova Friburgo, Maria das Dores, recebeu o carregamento junto das crianças.

- Para nós, cada um que estende a mão entra na história e na filosofia da APAE, se tornando um amigo da associação, um ‘apaiano’. Com a doação desses alimentos, nós vamos economizar, revertendo o dinheiro para a aquisição de material didático e manutenção da unidade – afirmou ela.

A entidade também será incluída no Programa de Aquisição de Alimentos que a Ceasa vai desenvolver em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). De acordo com Brandão, agricultores e pescadores familiares poderão vender sua produção diretamente para as instituições cadastradas. O pagamento será efetuado com recursos do governo federal.

APAE de Nova Friburgo

A Associação dos Pais e Amigos Especiais de Nova Friburgo funciona há 35 anos e é referência no Estado do Rio de Janeiro por sua estrutura e serviços prestados às pessoas com deficiência e seus familiares na Região Serrana. A entidade conta hoje com uma equipe composta por 61 profissionais que oferece atendimento nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social à cerca de 500 pacientes.

Atualmente, a APAE de Nova Friburgo funciona em dois prédios localizados no bairro de Prado, sendo um o Centro Educacional e o outro abriga o Centro de Reabilitação. A entidade planeja agora a construção de um terceiro prédio para acomodar a administração, além de uma piscina semiolímpica e uma quadra poliesportiva para atividades esportivas. 

 Ascom da Secretaria de Desenvolvimento Regiona

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA