sexta-feira, 1 de novembro de 2013

EVENTO TRAZ TECNOLOGIAS PARA MELHORAR QUALIDADE E REMUNERAÇÃO PELO LEITE

Rio Leite Serrana integra ações da Agricultura para fortalecer atividade leiteira no estado

A oportunidade de conhecer novas tecnologias para aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite atraíram produtores rurais da Região Serrana do estado, para o encontro Rio Leite. A nona edição do evento, realizado pela secretaria estadual de Agricultura, através da Emater-Rio, nesta quinta-feira (31/10), em Macuco, reuniu cerca de 500 participantes dos municípios da região.

Na solenidade de abertura, o secretário de Agricultura, Christino Áureo, destacou a importância da série de encontros Rio Leite, promovidos em todo o estado, para o fortalecimento da atividade leiteira fluminense.

- Estamos trabalhando para que o Rio de Janeiro consolide sua marca, mostrando ao país que é possível produzir com qualidade, respeitando o meio ambiente. Incentivamos o aumento da produção leiteira para atender ao nosso mercado consumidor, com a adoção de práticas sustentáveis - disse.

Para o produtor Carlos Tadeu da Silva Leite, de Santa Rita da Floresta, em Cantagalo, que traz no seu currículo a participação em quatro edições do Rio Leite, as palestras dos encontros reúnem conhecimentos sobre novas tecnologias.

- Tudo que aprendo aqui procuro levar para o meu dia a dia na propriedade, buscando aumentar a produção e melhorar a renda da minha família. São oportunidades para encontrar outros produtores e trocar ideias - afirmou Carlos, que produz 23 mil litros de leite/mês, entregues à Cooperativa Agropecuária de Macuco.

A relação entre qualidade e melhor remuneração pelo produto é para Marcos Tadeu Erthal, vice-presidente da Cooperativa de Macuco, uma das grandes conquistas do Rio Leite. A cooperativa é a maior do estado e responsável pela captação de leite em 25 municípios fluminenses.

- Hoje o produtor está antenado com as tecnologias que podem lhe trazer benefícios. Neste contexto todos saem ganhando. O produtor, que recebe maior preço pelo leite, a cooperativa, que capta produto de mais qualidade, aumentando o rendimento do laticínio, e o consumidor, que tem acesso a um melhor produto – explicou Erthal.

Na próxima quinta-feira (07/11), o V Rio Leite Noroeste vai reunir em Itaperuna os produtores da região. O evento acontece na Universidade Iguaçu, Rodovia BR 356 - km 2, s/n - Centro.

Christino Áureo, destacou a importância da série de encontros Rio Leite


 Ascom da Secretaria de Agricultura

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA