quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Prefeitura se mobiliza para reparar estragos das chuvas

A cidade de Rio das Ostras enfrentou nas últimas 48 horas uma situação atípica. Choveu nesse período 150 milímetros, enquanto que o esperado para todo o mês de novembro era de 200 milímetros. A previsão é de que o tempo melhore nos próximos dias, regularizando a situação de dezenas de famílias que tiveram seus imóveis alagados. A cidade continua em Estado de Alerta. 

Na manhã desta quarta-feira, 27, o prefeito Sabino, acompanhado do secretário de Obras, Wayner Fajardo, e do subsecretário de Serviços Públicos, Flavio Vieira, percorreu unidades públicas, como o Centro Esportivo Chico Leite, no Village, e visitou localidades mais atingidas pelas chuvas. Os locais mais afetados são Âncora, Palmital, Recanto, Cidade Praiana, Nova Cidade e Comunidade de Santo Antônio. 

Cerca de 25 famílias, totalizando aproximadamente 100 pessoas entre adultos e crianças, estão desalojadas e foram para casa de familiares e amigos. A Defesa Civil já atendeu 27 pessoas que foram retiradas de seus imóveis e levados para o Centro Integrado de Convivência. Só nesta quarta-feira, 15 pessoas do Âncora, Nova Cidade e Cidade Praiana foram socorridas e levadas para o espaço público. 

MEDIDAS PREVENTIVAS – O Posto de Saúde do Âncora não teve o atendimento suspenso, apesar das ruas do entorno da unidade estarem alagadas. Pela manhã, o prefeito Sabino esteve no local e sugeriu algumas medidas para evitar que a água do Rio Jundiá suba ainda mais de nível e atinja a unidade de saúde. 

Outra localidade atingida foi o entorno do Centro Esportivo Chico Leite, no Village, que teve várias ruas inundadas devido à elevação do nível do Rio Jundiá. Nas últimas 48 horas, o rio subiu cerca de dois metros, provocando alagamento. Caminhões de sucção e máquinas trabalham no local para tentar amenizar a situação. 

De acordo coma Defesa Civil do Município, a tendência é do nível do Jundiá continuar subindo nas próximas horas, já que o rio recebe água da Serra do Pote, em Cantagalo. Equipes das secretarias de Serviços Públicos e Obras trabalham na limpeza de canais e rios, na desobstrução de bueiros e recuperação de ruas e de redes de iluminação pública que foram afetadas. Caso não haja mais chuvas fortes, a previsão é de que a situação comece a se normalizar dentro de 48 horas. 

Na região do Recanto, Cidade Praiana, Palmital, a situação começou a se normalizar nesta quarta-feira, já que o nível do Canal de Medeiros, que chegou a subir cerca de 1,5 metro na última terça-feira, começa a baixar. Máquinas trabalham na limpeza do canal, que sofre com o assoreamento. Há cerca de 30 dias, a Secretaria de Serviços Públicos trabalhou ao longo dos três quilômetros do canal, retirando cerca de 50 toneladas de lixo, incluindo pneus, sofás e até computadores, entre outros materiais. 

ÁREAS DE RISCO – Na manhã desta quarta-feira, 27, o secretário de Obras Wayner Fajardo sobrevoou a cidade, identificando os pontos de alagamentos. Esse material permitirá a Prefeitura de Rio das Ostras mapear as áreas de risco do município e traçar medidas preventivas, melhorando a qualidade dos serviços oferecidos.


Ascom 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA