quinta-feira, 28 de junho de 2012

Programa odontológico atende por mês 500 atletas do projeto Rio 2016

Consultórios itinerantes vão visitar comunidades pacificadas a partir de julho



Os integrantes do projeto Rio 2016 não estão ligados só ao esporte. O programa odontológico “Sorrindo para o Esporte” atende gratuitamente mais de 500 atletas e professores por mês. A iniciativa da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer que promove a saúde bucal para cerca de 20 pessoas por dia, no Parque Aquático Julio de Lamare, no Maracanã, e na Vila Olímpica de Sampaio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para a coordenadora do programa, Ana Augusta Vasconcelos, o “Sorrindo para o Esporte” é uma oportunidade para que as pessoas possam ter mais cuidado e informação sobre higiene.

- O programa consiste em combater as doenças de cárie e periodontal. Ele tem o objetivo de oferecer medidas preventivas e curativas, por meio da saúde odontológica. Assim, atendemos todas essas pessoas e também ensinamos como devem cuidar da saúde bucal, como a forma certa de escovar os dentes e usar fio dental – relatou a coordenadora Ana Augusta.

Um estudo realizado pelo fisioterapeuta Gilmar Mendes Rangel revelou a importância do tratamento odontológico para o bom desempenho dos atletas. Gilmar escreveu um artigo, com base na experiência adquirida ao trabalhar com atletas da Tailândia.

- Por meio de pesquisa de campo realizada com oitenta e cinco atletas de futebol de três categorias: sub-12 e sub-14, masculinas e femininas, foi observado que a falta de higiene bucal não só têm influencia direta no desempenho do atleta, como também aumenta a chance de lesões musculares - afirmou Gilmar Mendes.

Até o fim de julho, será inaugurado o “odontomóvel”, com dois consultórios que irão realizar atendimentos gratuitos em 22 comunidades do município do Rio de Janeiro.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA