sábado, 30 de junho de 2012

Governador do Rio anuncia o fim das carceragens nas delegacias

Declaração aconteceu na inauguração da Cadeia Pública Hélio Gomes.
Unidade está localizada em Magé e possui 504 vagas.


O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral anunciou nesta sexta-feira (29) o fim das carceragens em delegacias, durante a inauguração da Cadeia Pública Hélio Gomes. A unidade fica localizada em Magé, na Baixada Fluminense, e possui 504 vagas.
Segundo Sérgio Cabral, esse número de vagas será suficientes para presos que antes aguardavam julgamento nas delegacias distritais em todo o estado. "A partir de hoje, nenhum detento ficará aprisionado em delegacias de polícia. Este é um resultado que, hoje, está absolutamente consolidado, a partir do trabalho da Secretaria de Administração Penitenciária", explicou o governador.
O governador ressaltou ainda a importância do fim das prisões em delegaciais: "Carceragens em delegacias era um problema grave, uma comoção para familiares dos presos enfurnados nesses lugares sem condições, para os profissionais da polícia civil que não têm esta atribuição e para os habitantes do bairro onde fica a delegacia. É algo que preocupa o Brasil inteiro, mas, hoje, posso anunciar, em alto e bom som, que o Estado do Rio de Janeiro é o primeiro a acabar com o aprisionamento em delegacias".
A nova unidade prisional mede aproximadamente cinco mil m² e foi construída com celas para abrigar até seis detentos. Além disso, há 15 celas de isolamento e oito para visitas íntimas.
O secretário de Administração Penitenciária, Cesar Rubens Monteiro, informou que estão em fase de obras as cadeias públicas São Gonçalo ‘A’ e ‘B’, onde estão sendo investidos, respectivamente, R$ 26,8 milhões e R$ 23,3 milhões. Cada unidade terá capacidade para 597 detentos. Estão em fase de projeto e orçamento unidades prisionais nas regiões Serrana, Centro-Sul Fluminense, Costa Verde e Baixadas Litorâneas.

Fonte: G1

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA