quinta-feira, 28 de junho de 2012

PAC da Baixada Campista fortalece agricultura no Norte Fluminense

Cerca de 30 mil produtores rurais terão de volta 20 mil hectares de áreas agricultáveis



As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Drenagem na Baixada Campista estão fortalecendo a economia agrícola do Norte Fluminense. A recuperação do sistema de drenagem dos canais da região devolverá aos mais de 30 mil produtores rurais de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Macaé e Quissamã cerca de 120 mil hectares de áreas agricultáveis.

A primeira fase do programa  inaugurada em maio - incluiu o desassoreamento e a reconstrução do sistema de comportas dos canais da Flecha, São Bento e Quitinguta, que abrangem mais de 70% da Baixada Campista. A obra já
reduziu o risco de inundações nas cidades drenadoras da bacia da Lagoa Feia, principal regulador de nível das águas na região. Esta etapa contou com R$ 97 milhões em recursos.

Iniciativa gera emprego no Norte Fluminense

Com investimento total de R$ 370 milhões dos governos federal e estadual, o PAC irá garantir a produtividade das terras para uso agrícola, como plantação de cana-de-açúcar, principal cultura da região e pastagem. As intervenções, realizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria de Agricultura, também ajudarão a atrair novas indústrias, gerando emprego e renda para a Baixada Campista.

– Com o PAC, que deve ser concluído nos próximos dois anos e com a recuperação de outros canais, as áreas estarão em plena utilização novamente, atraindo, inclusive, empresas para a região.

Essas ações significam um marco para o estado - afirmou o secretário de Agricultura, Alberto Mofati.

Para a manutenção dos canais beneficiados pela primeira etapa do PAC, a empresa operadora do sistema, do grupo EBX, irá contratar mão de obra da região. A ideia é que pescadores e trabalhadores rurais, principalmente de plantações de cana-de-açúcar, possam melhorar suas rendas durante os períodos de entressafra.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA