sexta-feira, 1 de julho de 2011

Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos

A convite da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Varre-Sai, uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) esteve na cidade na última terça-feira (28), onde se reuniu no Centro Cultural Sebastião de Oliveira Vargas, com o prefeito Everardo Ferreira, secretários municipais, representantes da Emater e da Tetra Pak. Na reunião, foi discutida a implantação no município do Programa de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos.
O superintendente da Regional Hidrográfica IX e X do INEA, Renê Justen, explicou que a mobilização para implantação do Programa está prevista no Pacto de Saneamento e integra a política do Estado de lixo zero, desenvolvida pela Secretaria Estadual do Ambiente, onde existe uma política de resíduos sólidos para o Estado e serão instalados aterros sanitários consorciados.
Na região Noroeste Fluminense, serão criados dois aterros: o primeiro para atender a região Noroeste I, será instalado em São Fidélis e o segundo, para atender a região Noroeste II, será instalado em Natividade ou Itaperuna e vai servir os municípios de Varre-Sai, Porciúncula, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Miracema, Laje do Muriaé e São José de Ubá.
“Além de tirar os catadores dos lixões, recuperando a dignidade deles, onde vão tratar e embalar o lixo reciclado das casas para tratar e comercializar, o Programa vai reduzir o volume do lixo para o aterro e o custo do transporte do lixo para o aterro gasto pelo município e ainda, reciclar o material que necessita ser reciclado”, disse o superintendente.
A coordenadoria do Programa é da Gerência de Educação Ambiental do INEA, vinculado à Diretoria de Águas e Territórios.
Para a implantação do Projeto em Varre-Sai também será realizado um trabalho educativo, através dos órgãos públicos como secretarias municipais, escolas, Emater e um trabalho de orientação nos bairros do município.


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA