terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Toffoli mantém possibilidade de acareação no caso Banco Master


Rosinei Coutinho/STF


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli tomou nova decisão no inquérito que investiga possíveis irregularidades envolvendo o Banco Master e seu controlador, Daniel Vorcaro. O magistrado manteve a possibilidade de realização de uma acareação entre Vorcaro, o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton de Aquino Santos, e o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa.

Apesar disso, Toffoli recuou parcialmente ao deixar a efetiva realização do procedimento a critério da Polícia Federal. Caberá à corporação avaliar, após a colheita dos depoimentos, se há contradições suficientes que justifiquem o confronto direto entre os envolvidos.

Na decisão, o ministro ressaltou que o diretor do Banco Central não figura como investigado no inquérito, mas considerou sua participação relevante para o esclarecimento de pontos relacionados à fiscalização do Banco Master e às negociações envolvendo a tentativa de venda da instituição ao BRB.

A investigação apura operações financeiras consideradas atípicas e circunstâncias que cercaram a negociação frustrada do banco. O caso integra um conjunto de apurações conduzidas pela Polícia Federal, com desdobramentos no âmbito do sistema financeiro nacional.

Pedidos apresentados por órgãos envolvidos para suspender ou limitar a acareação foram rejeitados. O inquérito segue em andamento no Supremo e permanece sob relatoria de Dias Toffoli.

C/ MSN Brasil

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA