segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Pádua promove evento sobre saúde mental no Setembro Amarelo com palestra aberta ao público




Como parte da campanha nacional Setembro Amarelo, a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Santo Antônio de Pádua realiza, no próximo dia 18 de setembro, às 19h, uma importante ação voltada à valorização da vida e à conscientização sobre saúde mental.

O evento acontecerá no Teatro Municipal Geraldo Tavares André e contará com uma palestra ministrada por Allan Aguiar, psicólogo, psicanalista e especialista em saúde mental. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Com o tema apoio, cuidado e esperança, a ação busca abrir espaço para o diálogo, combater o estigma em torno das doenças mentais e incentivar o acolhimento e a empatia entre os cidadãos. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Pádua em promover o bem-estar emocional da população.

“Falar sobre saúde mental é um ato de cuidado coletivo. Acreditamos na cultura como ferramenta de transformação e apoio. Convidamos toda a comunidade paduana para participar conosco desse momento de escuta e reflexão”, afirma a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.

A campanha Setembro Amarelo é realizada nacionalmente desde 2015 e tem como lema "A vida importa", incentivando ações de prevenção ao suicídio em todas as esferas da sociedade.

Por Redação

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Mensagem para o Dia do Cliente


 “O Dia do Cliente para nós é todo dia. Mas, especialmente hoje, queremos celebrar o protagonista da nossa história: você! Agradecemos a confiança e parceria .”

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Câmara de Vereadores de Pádua debate segurança, transporte e meio ambiente em sessão ordinária



Foto arquivo


A Câmara Municipal de Santo Antônio de Pádua realizou uma sessão ordinária movimentada  com pautas que envolveram segurança, transporte, obras públicas e meio ambiente. Entre os destaques, esteve a preocupação com a segurança da barragem da Usina Hidrelétrica Barra do Braúna e propostas para a ampliação do transporte intermunicipal.

A vereadora Vandérleia Marques solicitou informações detalhadas sobre o plano de contingência da barragem da UHE Barra do Braúna, reforçando a importância da prevenção e da transparência nas ações de segurança ambiental. O tema também motivou a participação do vereador Ralph Kezen, que manifestou preocupação com as alterações no curso do Rio Pomba e propôs uma atuação conjunta da Comissão de Meio Ambiente da Casa.

Na área de transporte e infraestrutura, o vereador Tiago Garnier apresentou a proposta de criação de novas linhas de ônibus ligando Pádua às cidades de Macaé e Rio de Janeiro, como alternativa para melhorar a mobilidade da população. Já o vereador Valdek Azevedo levantou questionamentos sobre os impactos sociais e econômicos do pedágio instalado em Pirapetinga.

As melhorias em infraestrutura também foram destacadas pelos vereadores Alessandro Macarrão e Sérgio Caires, que agradeceram as obras realizadas na Vila Pegorim e na rodovia RJ-186. Já o vereador Elton Brum cobrou ações da prefeitura para a manutenção da iluminação pública na Rua do Chalé.

A sessão também foi marcada por homenagens. A vereadora Vandérleia Marques apresentou moções de aplausos ao senhor Gesualdo e aos servidores da Ciretran, reconhecendo suas contribuições à comunidade.

Todas as proposições discutidas foram aprovadas por unanimidade. A próxima reunião, já agendada para hoje (15), terá como ponto principal a primeira discussão e votação do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, que definirá as diretrizes orçamentárias e de investimentos do município para os próximos quatro anos.

Por Redação

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Projeto "Meu Sonho é o Meu Sorriso" devolve autoestima com doações de próteses dentárias em Italva





Um sorriso pode transformar vidas, e é exatamente isso que o projeto "Meu Sonho é o Meu Sorriso" tem feito em Italva. A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, já distribuiu gratuitamente 224 próteses dentárias para moradores do município, sendo 23 delas entregues na sexta-feira (12).

Mais do que uma ação estética, a doação de próteses dentárias representa uma verdadeira reconstrução da autoestima, da saúde e da dignidade de quem perdeu seus dentes, seja por motivos de saúde ou falta de acesso a tratamentos odontológicos.

“Muitos brasileiros enfrentam dificuldades até mesmo para sorrir, mastigar ou falar. Uma prótese bem adaptada, nesses casos, não é um luxo, mas uma necessidade fundamental”, destaca a equipe do Centro de Saúde Oral de Italva.

O projeto atende gratuitamente a população, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes, com foco especial nas pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para saber mais ou realizar o agendamento, a população pode entrar em contato com o Centro de Saúde Oral, pelo telefone (22) 2900-0070.

Com iniciativas como essa, a Prefeitura de Italva reforça seu compromisso com o bem-estar e a saúde da população, seguindo firme no propósito de transformar sonhos em sorrisos.

Por Redação

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Prefeitura de Natividade intensifica apoio ao produtor rural com serviços de gradiação e aração



A Prefeitura de Natividade segue investindo no fortalecimento da agricultura familiar e no desenvolvimento rural do município. Por meio da disponibilização dos serviços de gradiação e aração do solo, os produtores rurais da região estão contando com melhores condições para o preparo da terra, fator essencial para o aumento da produtividade e o sucesso das lavouras.

A ação tem como objetivo direto apoiar quem vive e trabalha no campo, promovendo a valorização do produtor rural e incentivando a produção local. Com o solo bem preparado, a expectativa é de colheitas mais eficientes e maior rentabilidade para as famílias que dependem da agricultura, reforçando a economia local e contribuindo para a geração de renda no município.

Segundo a administração municipal, esse tipo de iniciativa faz parte de um compromisso mais amplo com o desenvolvimento sustentável da zona rural. “Estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade para garantir que o homem do campo tenha o suporte necessário. Cuidar do produtor rural é cuidar de Natividade como um todo”, afirmou a gestão.

Além dos serviços de preparo do solo, outras ações de fomento à agricultura familiar estão sendo planejadas, fortalecendo a parceria entre o poder público e os agricultores.

Apoio ao produtor.

Valorização do campo

Fortalecimento da nossa economia.

A Prefeitura reafirma que seguirá cuidando de cada detalhe para que Natividade continue avançando com inclusão, desenvolvimento e respeito às suas raízes.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Porciúncula amplia diálogo para fortalecer a assistência social e garantir melhores serviços ao cidadão





A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social participou, na quinta-feira (12/09), do Encontro Regional de Ouvidorias da Assistência Social da Região Sudeste, realizado no Rio de Janeiro.

O evento se consolidou como um espaço fundamental para o fortalecimento das ouvidorias, promovendo diálogo, troca de experiências e o aprimoramento dos serviços prestados ao cidadão.

A iniciativa reforçou a conexão entre inclusão, dignidade e valorização do trabalho, aumentando a expectativa de pessoas em situação de vulnerabilidade em acreditar em sua própria capacidade. Também destacou a importância da assistência social como instrumento de fortalecimento de vínculos e promoção da cidadania.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Anatel revoga obrigatoriedade do prefixo 0303 em chamadas de telemarketing


Imagem: Reprodução/Anatel


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que todas as operadoras de telecomunicações do Brasil devem adotar a plataforma Não Me Perturbe, usada por consumidores para sinalizar que não querem receber ligações de telemarketing dos setores de TV, internet, telefonia e serviços financeiros.

A plataforma Não Me Perturbe já era adotada por empresas signatárias do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (Sart). Basicamente, a lista é formada pelas maiores operadoras do Brasil, incluindo Algar, Claro, Ligga, Sky, TIM e Vivo.

Com a mudança, todas as companhias de serviços de telecomunicações ficarão obrigadas a aderir ao sistema, incluindo as prestadoras de pequeno porte (PPP). O prazo para isso é de 60 dias.

O que é o Não Me Perturbe?

Lançado em 2019, o Não Me Perturbe sinaliza para as empresas que aquele cliente não quer receber ofertas de produtos e serviços das operadoras (telefone, celular, TV e internet). Adicionalmente, instituições financeiras passaram a usar o cadastro, evitando chamadas para oferecer empréstimo consignado e cartão de crédito consignado aos números presentes no registro.

A Anatel ressalta que continuam liberadas as ligações para confirmar dados, prevenir fraudes, fazer cobranças e reter solicitações de portabilidade.

Fim do 0303 e migração para chamadas autenticadas

A obrigatoriedade do Não Me Perturbe chega poucas semanas após a Anatel acabar com outra regra, que exigia que empresas de telemarketing usassem o prefixo 0303. A decisão gerou várias críticas à agência.

Cristiana Camarate, conselheira substituta da Anatel, explicou ao Tecnoblog que a obrigatoriedade não se justificava mais diante do spoofing e das centrais telefônicas falsas. Por isso, a agência aposta na autenticação de chamadas, por meio do programa Origem Verificada, ainda em implementação e sem data para ser lançado.

C/ Anatel e do G1

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Encarte de Segunda - Supermercados Fluminense







 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

domingo, 14 de setembro de 2025

Farmácias de Plantão em Pádua


 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Técnico paduano se destaca no cenário nacional do Taekwondo






Nascido e criado no bairro Caixa d'Água, em Santo Antônio de Pádua (RJ), o técnico de Taekwondo José Magno da Silva Friciano vem ganhando reconhecimento no cenário nacional da modalidade. Com uma trajetória marcada por dedicação e resultados expressivos, o paduano da gema reafirmou seu talento nesse fim de semana (13 e 14 de setembro), durante o Campeonato Brasileiro de Taekwondo, realizado em Aracaju.

Na competição, Friciano brilhou como técnico ao conduzir dois atletas à conquista da medalha de ouro, consolidando-se mais uma vez como referência na formação de campeões. Os resultados reforçam o excelente momento do treinador, que atualmente ministra aulas no Rio de Janeiro.

A história de José Magno com o Taekwondo começou em sua cidade natal, onde deu os primeiros passos na arte marcial. Com o passar dos anos, o técnico se especializou e passou a formar atletas de alto rendimento. Em 2024, dois de seus pupilos se sagraram campeões brasileiros, sendo que um deles ainda conquistou o título de "The Best of Taekwondo" e venceu a tradicional Copa do Brasil.

“É gratificante ver o trabalho sendo reconhecido. Mais do que medalhas, é sobre transformar vidas por meio do esporte”, afirmou Friciano.

Com uma carreira em ascensão e resultados que falam por si, José Magno Friciano segue levando o nome de Santo Antônio de Pádua ao pódio e ao coração do Taekwondo brasileiro.

Por Redação

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Cláudio Castro sanciona lei que prorroga adesão ao IPVA em Dia até novembro


Programa de parcelamento do imposto também passa a incluir débitos de 2025
Carlos Magno



O governador Cláudio Castro sancionou a lei que prorroga o prazo de adesão ao programa IPVA em Dia até 30 novembro e abre a possibilidade de parcelamento de valores referentes ao ano de 2025. A norma foi publicada no Diário Oficial de quinta-feira (11/09). A partir de agora, os donos de veículos podem renegociar débitos entre 2020 e 2025, relativos ao imposto, em até 12 vezes. O programa já renegociou mais de 66 mil dívidas de IPVA, totalizando um montante superior a R$153 milhões, e a estimativa é de que donos de 1,7 milhões de veículos possam se beneficiar do novo prazo.

– Desde o início, o IPVA em Dia foi pensado para ajudar os contribuintes com dívidas do imposto a regularizarem a situação. Agora, estamos dando mais um passo ao viabilizar a prorrogação do prazo de adesão ao programa por mais dois meses, incluindo também os débitos deste ano. Mais uma vez, ampliamos as condições do programa para atender às necessidades da população, unindo responsabilidade fiscal e sensibilidade social – declarou o governador Cláudio Castro.

Outra vantagem é que os contribuintes que aderirem ao parcelamento poderão fazer o licenciamento anual do veículo junto ao Detran-RJ após o pagamento da primeira parcela, conforme atualização da Assembleia Legislativa do Estado à Lei 10.433/24.

Para fazer a adesão, o contribuinte deve acessar a Central de Serviços da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), fazer o login na plataforma com a conta GOV.BR ou com o Certificado Digital, buscar por “Parcelar débitos de IPVA (IPVA em dia)” e escolher o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Em seguida, o sistema vai apresentar os débitos existentes do veículo e as condições de pagamento disponíveis. A quantidade de parcelas selecionada pelo contribuinte valerá até o resto do cronograma das prestações.

Após confirmar o ingresso, o beneficiário receberá as orientações para emitir a guia na página do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj). Vale lembrar que quem aderir ao programa precisa desistir de eventuais contestações de débitos nas esferas administrativa e judicial.

A Sefaz-RJ é responsável apenas pelos débitos não inscritos em Dívida Ativa. O parcelamento dos já inscritos fica a cargo da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

A primeira parcela vence no dia 5 do mês seguinte ao da adesão ao IPVA em Dia, assim como as demais prestações. Os débitos negociados estão sujeitos à incidência de juros após a data limite da quitação. O não pagamento da primeira cota vai configurar a desistência da adesão ao programa. O parcelamento também é cancelado em caso de inadimplência por três meses, consecutivos ou alternados, ou se alguma parcela ficar mais de 90 dias em aberto.








COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Laje do Muriaé participa de oficina regional sobre Vigilância em Saúde em Vitória/ES

 



A Secretaria Municipal de Saúde de Laje do Muriaé marcou presença na Oficina Regional para Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, realizada nos dias 03 e 04 de setembro, em Vitória, Espírito Santo. O município foi representado pela Coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Camila Dias.

O encontro teve como principal objetivo fortalecer a integração entre a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Vigilância em Saúde, promovendo o alinhamento de estratégias que serão aplicadas nos territórios municipais, regionais e estaduais. As ações visam ampliar a promoção e proteção da saúde, além da prevenção de doenças e agravos.

Durante a oficina, representantes de diversos municípios participaram de painéis, debates e oficinas práticas que abordaram a implementação efetiva da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) no cotidiano das unidades de saúde. As discussões reforçaram a importância da atuação integrada entre equipes de saúde, gestores e demais setores envolvidos na construção de um sistema de saúde mais eficiente e preventivo.

A presença de Laje do Muriaé no evento reflete o compromisso da gestão municipal com o aprimoramento contínuo das políticas públicas de saúde, com foco na qualidade do atendimento à população e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) como referência em ações de vigilância, promoção e cuidado integral.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Paciente cego tem dente implantado em olho e volta a enxergar


Foto: Reprodução


Brent Chapman recuperou a visão de uma forma bastante inusitada: médicos extraíram um dos seus dentes, o achataram, perfuraram um orifício, colocaram uma lente e implantaram o dente num dos seus olhos.

A operação complexa, informalmente conhecida como cirurgia dente-no-olho,  pode ajudar a restaurar a visão em pacientes com as formas mais graves de cegueira da córnea.

"Parecia um pouco ficção científica. Eu pensei: É muita loucura", disse Brent, de 34 anos, que mora em Vancouver (Colúmbia Britânica, Canadá) ao Today.com.

Brent custava a acreditar que alguém pudesse ter tido essa ideia, e o cirurgião oftalmologista Greg Moloney, do Hospital Mount Saint Joseph, em Vancouver, declarou que o comportamento não é incomum:

"Normalmente, a reação é de choque, surpresa e franca descrença de que ele (o procedimento) exista."

A técnica foi desenvolvida na década de 1960, e Moloney estima que centenas de pessoas em todo o mundo já tenham se submetido ao procedimento, o que o deixa ainda raro.

Foto: Reprodução

A técnica é usada para pacientes que têm a parte posterior do olho saudável, mas sofreram danos graves na parte frontal do olho, a córnea,  devido a uma queimadura química, incêndio ou explosão, ou a uma reação autoimune em que o sistema imunológico ataca o olho. Nesses casos, os médicos precisam de uma maneira de restaurar uma janela transparente na parte posterior do olho, como trocar um para-brisa gravemente danificado de um carro, explicou o cirurgião que operou Brent.

O canadense tinha 13 anos quando perdeu a visão. Ele estava jogando em um torneio de basquete do ensino médio, sentiu-se um pouco mal e tomou alguns analgésicos de ibuprofeno. Saudável até então, Brent teve uma reação cutânea com risco de vida ao medicamento conhecido como síndrome de Stevens-Johnson. Em coma por 27 dias, Chapman se recuperou, mas os seus olhos foram severamente impactados, aparentemente "para sempre".

O dano à superfície dos olhos dele foi tão grave que tentar um transplante de córnea foi "como tentar plantar uma flor no deserto".

Até que a cirurgia dente-no-olho mudou os prognósticos.

"É como plantar um cacto no deserto. Essa coisa vai sobreviver e crescer", observou Moloney.

Ao acordar após a cirurgia, Chapman conseguiu enxergar os movimentos das mãos imediatamente, mas levou alguns meses para que seu olho se recuperasse do delicado procedimento e sua visão melhorasse.

"Experimentamos alguns óculos e tivemos um momento em que pensei: 'Uau, OK, estou enxergando muito bem agora'", lembra o paciente.

Extra

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

‘Careca do INSS’ é preso pela PF em nova fase de operação contra fraudes


Reprodução/Linkedin


A Polícia Federal prendeu na sexta-feira (12) o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, durante a Operação Cambota. A ação é um desdobramento da Operação Sem Desconto, que apura um esquema nacional de cobranças ilegais em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Preso no Distrito Federal, Antunes é apontado pela PF como um dos possíveis operadores do esquema de fraudes que somou mais de R$ 6,3 bilhões em descontos ilegais de beneficiários.

Antunes havia sido convocado e iria nesta segunda-feira (15) à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS.

Além dele, a PF também prendeu o empresário Maurício Camisotti em São Paulo. A reportagem tenta contato com as defesas, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestações.

De acordo com a corporação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Distrito Federal, dois deles no escritório e na casa do advogado Nelson Willians.

As ordens foram autorizadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

As investigações apontam crimes de impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, além de possível obstrução das apurações por parte de alguns dos investigados.

Entenda o caso

Em abril deste ano, um esquema bilionário de fraudes no INSS foi revelado pela Polícia Federal e pela CGU (Controladoria-Geral da União).

De acordo com investigação, de 2019 a 2024, aposentados e pensionistas do INSS foram vítimas de associações e sindicatos, que os incluíram como associados sem consentimento e descontaram valores de seus benefícios. O prejuízo foi estimado em R$ 6,3 bilhões de reais.

Entre os alvos da Operação Sem Desconto, estava o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. Além dele, três servidores do órgão foram afastados de seus cargos por determinação da Justiça:

Giovani Batista Fassarella Spiecker, coordenador-geral de Suporte ao Atendimento ao Cliente;
Vanderlei Barbosa dos Santos, diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão;
Jucimar Fonseca da Silva, coordenador-geral de Pagamentos e Benefícios.

A investigação também resultou no afastamento do Procurador-Geral junto ao INSS, Virgílio Oliveira Filho, e de um agente da PF, que não teve o nome divulgado.

Além deles, A Polícia Federal também investiga o empresário Antônio Carlos Antunes, conhecido como o “careca do INSS”. De acordo com relatório da corporação, ele era intermediário financeiro das entidades associativas.

Perguntas e Respostas

Quem foi preso na nova fase da operação contra fraudes do INSS?

A Polícia Federal prendeu o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, durante a Operação Cambota.

Qual é o objetivo da Operação Cambota?

A Operação Cambota é um desdobramento da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de cobranças ilegais em aposentadorias e pensões do INSS.

Onde ocorreu a prisão de Antunes?

Antunes foi preso no Distrito Federal.

Qual é a acusação contra Antunes?

Antunes é apontado pela Polícia Federal como um dos possíveis operadores de um esquema de fraudes que resultou em mais de R$ 6,3 bilhões em descontos ilegais de beneficiários do INSS.

O que estava programado para Antunes após sua prisão?

Antunes havia sido convocado para comparecer à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS no dia 15 de outubro.

Quem mais foi preso durante a operação?

Além de Antunes, o empresário Maurício Camisotti também foi preso em São Paulo.

Quantos mandados foram cumpridos na operação?

Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Distrito Federal.

Quais crimes estão sendo investigados?

As investigações apontam crimes de impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, além de possível obstrução das apurações por parte de alguns investigados.

Qual foi o prejuízo estimado causado pelas fraudes no INSS?

O prejuízo estimado pelas fraudes no INSS foi de R$ 6,3 bilhões, resultante de associações e sindicatos que incluíram aposentados e pensionistas como associados sem consentimento e descontaram valores de seus benefícios.

Quem foram os alvos da Operação Sem Desconto?

Entre os alvos da Operação Sem Desconto estava o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e três servidores do órgão que foram afastados por determinação da Justiça.

O que aconteceu com o Procurador-Geral do INSS?

O Procurador-Geral junto ao INSS, Virgílio Oliveira Filho, foi afastado, assim como um agente da Polícia Federal que não teve o nome divulgado.

Qual era o papel de Antunes no esquema investigado?

Antunes era considerado o intermediário financeiro das entidades associativas envolvidas no esquema de fraudes.

R7

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

sábado, 13 de setembro de 2025

Polícia Militar apreende mais de 14 kg de drogas em Santo Antônio de Pádua




Policiais militares do 36º Batalhão da PM realizaram uma significativa apreensão de drogas na manhã de quinta-feira (11), no bairro Cidade Nova, em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense.

De acordo com informações da Seção de Comunicação Social do batalhão, a ação ocorreu durante patrulhamento em uma área de mata da comunidade. No local, os agentes localizaram e apreenderam 3.444 pinos de cocaína, com peso aproximado de 12,6 quilos, além de 205 tabletes de maconha, totalizando cerca de 1,7 quilo da droga.

O material ilícito estava enterrado e escondido em meio à vegetação, o que, segundo a PM, indica uma possível tentativa de dificultar o flagrante. Ninguém foi preso durante a ocorrência.

Todo o entorpecente foi recolhido e apresentado na 136ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado e os materiais ficaram apreendidos para investigação.

A Polícia Militar segue intensificando as ações de combate ao tráfico de drogas na região.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Número de empresas negativadas no Brasil chega a 8 milhões, aponta Serasa


Pixabay



O Brasil manteve em julho tendência de crescimento no número de empresas inadimplentes, atingindo 8 milhões de CNPJs, novo recorde, segundo a empresa de análise de dados de crédito Serasa Experian, divulgados nesta sexta-feira (12).

O número de empresas negativadas acumulou em julho sete meses de avanço, crescendo 16% sobre o verificado no mesmo período de 2024, segundo a companhia. Do volume total de CNPJ endividados, 7,6 milhões correspondem a pequenas e médias empresas.

O valor médio das dívidas também atingiu a máxima histórica da série, R$ 3.302,30 - com média de 7,3 dívidas por empreendimento, disse a Serasa. O valor total das dívidas soma R$ 193,40 bilhões, sendo R$ 174 bilhões de pequenas e médias empresas, afirmou.

"As empresas têm contraído dívidas cada vez mais altas, muito por conta do ambiente de juros elevados e a concessão de crédito mais criteriosa, o que deixa o ambiente mais restritivo para renegociações de dívidas e prazos", afirmou a economista Camila Abdelmalack, da Serasa Experian, em comunicado à imprensa.

"Observamos que o segundo semestre pode ser ainda mais crítico para os negócios, com as projeções de desaceleração na atividade econômica exercendo uma pressão ainda maior nos ganhos e na margem de lucro, principalmente para aquelas de menor porte", acrescentou.

A Serasa afirmou que o setor de “Serviços” concentrou a maior fatia dos CNPJs negativados em julho, respondendo por 54,1% do total. Na sequência, aparecem os segmentos de “Comércio” (33,7%) e “Indústria” (8%).

As categorias agrupadas como “Outros”, que incluem empresas do ramo Financeiro e do Terceiro Setor, representaram 3,2%, enquanto o setor Primário completou a lista com 1%, afirmou a companhia.

O indicador mede a quantidade de empresas brasileiras que possuem pelo menos uma dívida vencida e não paga, apurada no último dia do mês de referência.

CNN

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Prefeitura e Firjan promovem aula inaugural





A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, em parceria com a FIRJAN/SENAI e a UniFAMESC, realizou uma aula inaugural na segunda-feira (08/09). O evento, realizado no auditório do centro universitário, reuniu as turmas dos cursos de Operador de Computador e de Assistente em Operações de Logística.



Os cursos têm duração de 45 dias, com carga horária de 180 horas cada, e ao final os participantes estarão capacitados para atuar em funções estratégicas. No de Operador de Computador, os alunos aprendem a utilizar softwares básicos, organizar informações e aplicar ferramentas digitais no ambiente de trabalho. Já no curso de Assistente em Operações de Logística, desenvolverão competências voltadas à gestão de estoques, controle de materiais, transporte e processos de distribuição.

A parceria entre a Prefeitura, a FIRJAN/SENAI e a UniFAMESC é de grande relevância, pois amplia as oportunidades de acesso à educação profissional, preparando a população para o mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Bom Jesus do Itabapoana.

A aula contou com a presença de cerca de 60 pessoas, entre alunos, pais e representantes da prefeitura: prefeito Paulo Sérgio Cyrillo; o vice Sávio Almeida e a secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Julia Aparecida Diniz Leite; da Câmara Municipal (vereador Pedro Renato); da UniFAMESC, Carlos Henrique; e da FIRJAN/SENAI, Mauricio Souza.

Também participaram as empresárias locais Jussara Gomes e Thereza Braga, reforçando o compromisso conjunto com a qualificação profissional gratuita dos munícipes.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Secretaria de Meio Ambiente de Pádua e INEA realizam coleta de amostras no Rio Pomba




A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santo Antônio de Pádua recebeu, nesta semana, a equipe técnica do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para a realização de coleta de materiais e amostras de água no Rio Pomba. A ação teve como objetivo investigar a coloração branca observada nas pedras do leito do rio, que gerou preocupação entre moradores da região.



O INEA, órgão do Governo do Estado do Rio de Janeiro responsável pela fiscalização ambiental, atendeu prontamente à solicitação da Prefeitura, reforçando o compromisso conjunto com a preservação ambiental e a transparência das ações públicas.



Segundo a Secretaria, a análise técnica dos materiais coletados será fundamental para identificar possíveis causas da alteração visual no rio e garantir que medidas corretivas, se necessárias, sejam tomadas com responsabilidade e agilidade.

A Prefeitura de Pádua reafirma que segue atenta aos acontecimentos relacionados ao meio ambiente e comprometida com a proteção dos recursos naturais do município. A colaboração com o INEA demonstra a seriedade com que a gestão pública trata temas ambientais, buscando sempre respostas claras para a população.

Novas informações serão divulgadas assim que os resultados das análises forem concluídos.

Por Redação

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Prefeitura de Itaocara inaugura nova unidade de Estratégia de Saúde da Família no bairro Florestal




O prefeito de Itaocara, Heriberto, inaugurou oficialmente a nova unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) no bairro Florestal. A iniciativa leva atendimento médico e de enfermagem para mais perto das comunidades, beneficiando diretamente os moradores do Florestal, Bela Vista, Sobradinho e áreas adjacentes.

"Temos trabalhado com muito empenho, e todo mês conseguimos realizar entregas importantes para a população. Hoje é mais um desses dias", destacou o prefeito durante a cerimônia. Segundo ele, a nova unidade elimina a necessidade de deslocamento até o bairro Cidade Nova, garantindo mais comodidade e acesso aos serviços de saúde.



A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Beto, da secretária de Saúde, Gabriela, além de diversos profissionais da área e autoridades municipais. Representando o Legislativo, estiveram presentes o presidente da Câmara, vereador Maycon Messias, e os vereadores Wanessa Gonzaga, Deyvinho, Luciano Monteiro e Paulo Roberto.

Heriberto aproveitou a ocasião para agradecer aos envolvidos na implantação da unidade. "Quero agradecer ao meu vice Beto, à secretária Gabriela e todos os colaboradores da saúde que fazem esse trabalho acontecer todos os dias. Também agradeço aos companheiros do Legislativo, cuja parceria com o Executivo é fundamental para que a nossa cidade siga avançando."

Com a nova Estratégia de Saúde da Família, Itaocara reforça seu compromisso com a descentralização dos serviços de saúde e a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos.

Por Redação

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Aperibé recebe nova moto fumacê para reforçar combate ao Aedes aegypti






A Secretaria Municipal de Saúde de Aperibé recebeu um importante reforço nas ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Prefeitura entregou uma nova moto fumacê, que já entrou em operação e está percorrendo diversos pontos do município para ampliar e agilizar a aplicação do inseticida.

A medida tem caráter preventivo e visa atuar de forma mais eficaz contra os focos do mosquito, especialmente com a aproximação do verão,  estação que reúne condições ideais para a proliferação do Aedes aegypti, como calor intenso e chuvas frequentes.
Aplicação já começou e cronograma será divulgado

A nova moto fumacê começou a circular na sexta-feira (12), realizando a pulverização em áreas estratégicas da cidade. Em breve, a Prefeitura divulgará um cronograma oficial com os dias, horários e bairros que receberão a passagem do equipamento.

A divulgação antecipada permitirá que os moradores colaborem com a ação, mantendo portas e janelas abertas durante a aplicação do fumacê, garantindo maior eficácia na eliminação dos mosquitos adultos.

Atenção redobrada: prevenção é responsabilidade de todos

A Prefeitura de Aperibé reforça que o uso do fumacê é uma ferramenta importante, mas que o combate ao mosquito só será realmente efetivo com a participação ativa da população. A orientação é que os moradores continuem atentos, eliminando possíveis criadouros de água parada em suas casas, quintais e terrenos.



“Essa é uma luta coletiva. A prevenção começa dentro de casa, com pequenos cuidados diários que fazem toda a diferença”, destacou a Secretaria Municipal de Saúde em nota oficial.

Com a união entre poder público e comunidade, Aperibé se prepara para enfrentar o período mais crítico do ano com mais segurança e saúde para todos.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Sacola Cheia - Supermercados Fluminense









 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Projeto esportivo de Pirapetinga revela talentos há 30 anos e recebe visita especial de jogador do Botafogo




Um projeto esportivo que nasceu do sonho e da dedicação de um morador da cidade vem transformando vidas há três décadas. Criado por Sky, figura conhecida e respeitada em Pirapetinga, a escolinha “União Nacional” completou 30 anos de história revelando talentos e inspirando crianças e adolescentes a seguirem no caminho do esporte.



Sem patrocínio ou apoio institucional, o projeto sobrevive graças à fé e ao esforço do fundador. “Tudo isso é um presente de Deus. Quando penso em parar, Ele sempre envia alguém para me fortalecer”, afirma Sky, emocionado ao relembrar a trajetória da escolinha.

Herick e Sky


Vários atletas que passaram pela União Nacional hoje brilham em clubes pelo Brasil. João Gabriel defende o Madureira, enquanto Álvaro atua no Santos. Um dos destaques mais recentes é Herick Garcia, que começou na escolinha ainda no sub-9 e sub-11, passando por todas as posições em campo sob o olhar atento de Sky. Herick foi descoberto durante uma edição da Copa SESI, onde chamou a atenção do empresário Amarildo Dias e iniciou sua jornada rumo ao futebol profissional.




Recentemente, Herick Garcia, hoje zagueiro do Botafogo retornou à sua cidade natal e fez uma visita emocionante à escolinha onde tudo começou. O jogador reencontrou Sky e participou de um dia especial com as crianças que treinam no União Nacional e sonham seguir os mesmos passos do ídolo.

Durante a visita, Herick tirou fotos, deu autógrafos e distribuiu sorrisos. O momento mais marcante foi a entrega de uma camisa oficial do Botafogo autografada por ele ao próprio Sky, que também é torcedor do clube carioca. A camisa foi usada por Herick durante sua participação no segundo campeonato com o time profissional.

A visita do jogador reforça a importância do projeto para a cidade e para os jovens que encontram ali mais do que treino: encontram esperança, disciplina e oportunidade. O legado de Sky, construído com amor e resiliência, segue firme, formando cidadãos e atletas para o futuro.

Por Redação

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Alerj assina acordo para convocação de concursados da Polícia Militar




O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (União), assinou na quinta-feira (11/09), na sede do Ministério Público do Rio de Janeiro, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir a convocação de concursados de 2014 da Polícia Militar. O documento também foi firmado pelo Governo do Estado, Procuradoria Geral e MP-RJ. Esse acordo beneficiará cerca de 800 candidatos a soldado, que estão aguardando serem chamados.

"Essa é a vitória do trabalho em equipe na Alerj, parceria, cooperação de todos e, principalmente, dos policiais militares. Uma conquista histórica, que vai mudar a vida de centenas de famílias, além de reforçar as fileiras da Polícia Militar. A assinatura desse Termo de Ajustamento de Conduta aqui no Ministério Público é resultado de uma união de forças em prol dos policiais e da segurança do Estado”, disse Bacellar.

A assinatura do TAC contou com a participação dos deputados Rodrigo Amorim (União) e Luiz Paulo (PSD), que tiveram também atuação decisiva para a formatação desse termo, assim como o Procurador Geral da Alerj, Robson Maciel, a deputada Martha Rocha (PDT), primeira mulher na história a chefiar a Polícia Civil do Rio de Janeiro, e o deputado Chico Machado (SDD).

O deputado Luiz Paulo também destacou a conquista e o papel da Alerj na solução da questão: “Os concursados só desejam servir na nossa Polícia Militar e corrigir graves distorções. Agradeço também ao procurador da Alerj, que foi decisivo nesse processo”.

O concurso

O concurso da Polícia Militar, realizado em 2014, ofereceu seis mil vagas para soldados, sendo 5.400 para homens e 600 para mulheres.

A formalização desse acordo representa o desfecho de uma mobilização antiga dos concursados e simboliza um avanço para a segurança pública fluminense e para o reconhecimento dos aprovados que aguardavam a efetivação.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Bom Jesus vai receber palestra sobre acesso ao crédito






O Sebrae, em parceria com a Sala do Empreendedor de Bom Jesus do Itabapoana, vai promover uma palestra com o tema “Orientação para Acesso a Crédito” em quatro cidades da região noroeste do estado. Em Bom Jesus do Itabapoana o evento acontece na segunda-feira (15/09), às 19 horas, no auditório da prefeitura.

É uma boa oportunidade para entender como funcionam as linhas de financiamento e como se preparar para conquistar crédito com segurança. A palestra é gratuita e o endereço é Av. Governador Roberto Silveira, 68, 2º andar, Centro.

Para garantir uma vaga basta acessa o link: https://forms.office.com/r/VAQp2QPR7w

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Prefeitura de Itaperuna acompanha mentoria do SEBRAE com artista Cocco Barsante na Associação Bordando o Futuro




A Prefeitura de Itaperuna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, marcou presença na Associação Bordando o Futuro, onde foi realizada uma mentoria especial promovida pelo SEBRAE, com a participação do renomado artista plástico, curador e gestor cultural Cocco Barsante.

Durante a visita, o secretário de Cultura, Patrick Faria, acompanhou atentamente a atividade e aproveitou a oportunidade para dialogar com os integrantes da associação, ouvindo suas demandas e fortalecendo o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento da cultura local. Em conversa com Cocco Barsante, o secretário destacou a importância de iniciativas que promovem a união entre arte, artesanato e empreendedorismo.

A mentoria teve como foco principal o fortalecimento do artesanato como expressão cultural e oportunidade de geração de renda. Com vasta experiência no cenário das artes visuais e na promoção da cultura popular, Barsante compartilhou insights valiosos, oferecendo inspiração e novas perspectivas para os artesãos e artistas da cidade.

A ação reafirma o papel da Prefeitura de Itaperuna em apoiar projetos que impulsionem a economia criativa e valorizem os talentos locais, promovendo o crescimento sustentável por meio da arte e da cultura.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA