Imagem: Rafapress/Shutterstock |
O X (antigo Twitter) aparentemente voltou a funcionar no Brasil na manhã desta quarta-feira (18). No entanto, esse retorno parece gradual. O aplicativo da rede social tinha voltado a carregar apenas para alguns até a publicação desta nota.
O funcionamento da rede social está suspenso no Brasil desde 30 de agosto. Naturalmente, “O TWITTER VOLTOU” (em caixa alta mesmo) entrou na lista de assuntos do momento (“Trending Topics”) após a plataforma voltar a carregar para usuários brasileiros.
X/Twitter volta a carregar para usuários brasileiros
O antigo Twitter é uma rede social muito usada e querida pelos brasileiros. Aliás, o Brasil é o segundo maior mercado da rede social, perdendo apenas para os EUA. Sua suspensão foi lamentada. E seu retorno aparente, muito comemorado.
Porém…
A euforia dos usuários pode durar pouco. Isso porque, pelo que se sabe, a decisão judicial que determinou a suspensão da rede social no país ainda está valendo.
O que o STF disse: A assessoria do Supremo disse ao UOL que “aparentemente é apenas uma instabilidade no bloqueio de algumas redes”.
O que a Anatel disse: Também em resposta ao site, o órgão recomendou acionar o STF. “As demandas sobre X e Elon Musk estão sendo respondidas pelo Judiciário. Não houve alteração da decisão [que suspendeu o funcionamento da rede social]. Estamos verificando os casos informados.”
O que pode ter acontecido: o aplicativo adotou outro domínio ou IP. Isso serviria como rota alternativa para contornar o corte feito pelas operadoras à comunicação com servidores.
Suspensão do X/Twitter no Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão do funcionamento do X no Brasil no final de agosto. A decisão foi tomada após o STF ter intimado o empresário Elon Musk, dono da rede social, a nomear um novo representante legal da empresa no país.O prazo concedido para o cumprimento da ordem foi de 24 horas. E a empresa não cumpriu a ordem no período.
A rede social anunciou o fechamento do escritório (que foi “totalmente inesperado”, segundo ex-funcionário) no Brasil em 17 de agosto. A medida foi tomada depois de Moraes determinar a prisão da representante da plataforma no país caso não fossem cumpridas ordens de bloqueios de perfis.
Olhar Digital
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook