Cantagalo esteve presente no XXIV Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação do Rio de Janeiro, que aconteceu em Nova Friburgo, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, nos dias 23 e 24 de maio. Nossas Conselheiras, a presidente Joseli Pinheiro Escobar, Erica dos Santos Pereira, Janine Prati Vollú, Rafaela Palma Pinto de Oliveira e Rita Luzie da Conceição Paulino participaram do evento que foi debatido vários temas, e contou com a presença do Presidente da UNCME Nacional, prof. Manoel Humberto Lima, do Coordenador do Fórum Nacional de Educação, prof. Heleno Araújo, da Coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro, prof. Dra. Malvina Tuttman, bem como de vários representantes da UNCME.
A Coordenadora do Fórum Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro – FEERJ, Prof. Dra. Malvina Tuttman afirma que “o MEC, as Secretarias de Educação, os Conselhos Municipais de Educação e os Fóruns precisam estar unidos pela educação de excelência, de qualidade visando uma construção efetiva e democrática”.
Com o tema “Os Conselhos Municipais de Educação no Estado do Rio de Janeiro e o desafio da construção dos Planos Municipais de Educação para a nova década – “Pensando sobre o nosso agir”, a participação dos membros foi crucial para garantir que as políticas e práticas discutidas no encontro sejam implementadas de maneira eficaz em suas respectivas áreas. O evento foi realizado pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - UNCME/RJ.
Temas abordados nos Colóquios:
“Educação Integral em Escola de Tempo Integral”;
“Plano Nacional de Educação e o papel dos Fóruns Permanentes de Educação”;
“A articulação do sistema Nacional de Educação – SNE – a partir dos Sistemas Estaduais e Municipais de Educação”;
“Construção, implementação e monitoramento dos Planos Municipais de Educação considerando os desafios para a próxima década”;
“A construção da intersetorialidade como estratégia de potencializar o trabalho nas políticas de Educação – Assistência Social e Saúde”;
“Primeira infância e a construção da Rede – uma urgência no Estado do Rio de Janeiro”.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook