'Compromisso com a qualidade de vida da população’. Esse é um lema adotado pelos profissionais de saúde de Macuco, que mantêm rigorosamente em dia um cronograma voltado à conscientização sobre variados temas de interesse da coletividade, cada um deles visando à obtenção de índices de saúde equilibrados e satisfatórios. Na sexta-feira, por exemplo, 26 de abril, aconteceu uma abordagem sobre o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, com uma ação popular no Coreto da Praça.
Segundo a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Caroline Vogas – que atuou juntamente com uma gama de profissionais atentos ao planejamento da Secretaria de Saúde de Macuco –, foram promovidas ações educativas e atividades interativas contendo orientações delineadas previamente e bem detalhadas para que os munícipes saibam como proceder diariamente para prevenir essa doença, caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial.
Uma palestra didática, direta e abrangente, ministrada pela médica Sylvia Faria de Souza, enriqueceu ainda mais a programação, que contou ainda com a prática de exercícios físicos, aferição dos índices de pressão arterial e medição de glicemia capilar, exame capaz de medir a concentração de glicose e indicado para diagnosticar e monitorar o diabetes. Também houve aplicação de vacinas, confecção e atualização do Cartão do SUS e promoção de atividades para a terceira idade, que por sinal mostrou-se receptiva à iniciativa de saúde.
Os participantes ficaram sabendo mais sobre possíveis sintomas da hipertensão, como tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão, que podem funcionar como sinais de alerta. Contudo, a pressão alta, na maioria das vezes, pode surgir de maneira silenciosa, o que aumenta a necessidade de as pessoas medirem regularmente os índices da pressão no sangue, cuja elevação pode ser oriunda de sobrepeso e obesidade, consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados, histórico familiar, estresse e envelhecimento.
O evento prioriza prevenção e tratamento da doença. A própria secretária de Saúde, enfermeira Ana Paula Gonçalves, alerta para o fato de que a hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada, ou secundária, decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide ou das suprarrenais. “A hipertensão pode e deve ser controlada, especialmente com a adoção de estilos de vida saudáveis, alimentação adequada, redução no consumo de sal, atividade física regular, dizer não ao cigarro e evitar o consumo de álcool”, alerta a secretária de Saúde de Macuco.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook