quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Reunião em Itaperuna busca solução para transferência de IML


 
Uma importante reunião aconteceu na tarde da última segunda-feira (01) em Itaperuna, no Noroeste do estado do Rio de Janeiro. A pauta em discussão foi o fechamento do Instituto Médico Legal do município, cujo atendimento foi transferido para Santo Antônio de Pádua, que agora é responsável por toda a região. O motivo do encerramento do serviço seria a falta de funcionários, visto que os quadros não foram repostos no decorrer dos anos. A decisão foi tomada pelo Departamento Geral de Polícia Técnico Científica (DGPTC).

A reunião, intermediada pelo deputado estadual Jair Bittencourt, contou com a presença de Gustavo Carvalho, que veio do Rio de Janeiro representando o diretor do IML Sede, Reginaldo Franklin; Frederico Weler dos Santos, diretor do Posto Regional de Perícia Técnico Científica (PRPTC) de Itaperuna; Guilherme Wilson Sales de Rezende, chefe da Perícia Criminal; e ainda o prefeito de Itaperuna.

O diretor do PRPTC de Itaperuna, Frederico Weler, explicou que a Polícia Técnica é subdividida em Perícia Criminal, Perícia Médico Legal e serviço de Identificação Criminal. E foi o serviço médico legal, a parte de IML, que foi transferida para Pádua em virtude da carência de servidores.

O IML de Itaperuna realizava, por mês, uma média de 160 laudos periciais e cerca de 18 necrópsias. De acordo com o deputado estadual Jair Bittencourt, o objetivo não é fechar o Posto de Santo Antônio de Pádua para reabrir em Itaperuna:
_ Estamos buscando um entendimento com a Prefeitura de Itaperuna, com a chefia da Polícia Civil, com os departamentos da Polícia Técnica e com a Prefeitura de Pádua, para que as prefeituras possam colaborar de alguma forma para que não haja necessidade de fechamento de posto algum. Conversei com o governador, Francisco Dornelles; com o presidente da Alerj, Jorge Picciani; com o chefe da Polícia Civil, Dr. Veloso; e com o chefe da Polícia Técnica, Dr. André Drumond. Queremos uma solução que não traga prejuízo, nem para Santo Antônio de Pádua, nem para Itaperuna – afirmou Jair Bittencourt.

Apesar de já ter obtido do Governo do Estado um compromisso em reverter a atual situação, Jair Bittencourt terá, na próxima semana, uma reunião no Departamento da Polícia Técnica, no Rio de Janeiro, para tratar do assunto.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA