sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Rio aposta nos Jogos para fechar negócios internacionais

Cidade recebe investidores internacionais para fechar negócios e girar a economia


 Com o intuito de trazer ainda mais investimentos para a cidade olímpica, a Rio Negócios - agência de promoção de investimentos da cidade - criou, em parceria com o Governo do Estado, o programa Casa Rio. O intuito da iniciativa é realizar o encontro entre investidores e executivos internacionais com empresas locais para novas oportunidades de negócios. Durante a abertura do evento Beyond the Games Global Summit: global leaders visions on economy & business, na manhã desta quinta-feira (04/08), na Fundação Getúlio Vargas, o governador em exercício Francisco Dornelles, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, discutiram o legado dos investimentos feitos antes, durante e os que serão realizados após os Jogos Olímpicos e como isso vai ajudar no desenvolvimento da cidade e do estado.

Durante os Jogos Rio 2016, o programa dá seguimento às atividades de promoção de investimento nas áreas de tecnologia, energia, industria criativa, infraestrutura, turismo, serviços financeiros, entre outros, que começaram ainda durante a Olimpíada de Londres, em 2012. Até 18 de setembro, quando terminam as competições paralímpicas, terão sido realizados 43 eventos de negócios e 4.900 audiências reunindo 2.800 líderes e aproximando 800 companhias nacionais e internacionais. Dornelles ressaltou a importância de se pensar além dos Jogos Olímpicos.
 
- Um estudo da Moody’s mostra que o total de investimentos em infraestrutura realizados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em toda a Região Metropolitana equivale ao total investido nas 12 cidades da Copa do Mundo. O legado social é muito positivo e coroa o período de crescimento do estado. A renda de trabalho dos 5% mais pobres cresceu quase 30% entre 2008 e 2016. Além de trazer benefícios imediatos para a população, a melhoria da infraestrutura tem efeito multiplicador. Ela proporciona uma maior eficiência em toda a cadeira produtiva e reduz os custos para as companhias instaladas aqui - afirmou o governador, que agradeceu ao Banco de Desenvolvimento Interamericano (BID) pela parceria no financiamento de projetos do estado.
 
Para o prefeito Eduardo Paes, o investimento feito pela iniciativa privada nos Jogos foi essencial para que todos os equipamentos e obras de infraestruturas fossem entregues com valor 30% menor do que o apresentado na candidatura da cidade. Estima-se que, dos R$ 7 bilhões gastos com as arenas, 60% do aporte veio do setor privado. Do total de R$ 40 bilhões utilizados em todas as intervenções feitas na cidade, 43% não vieram dos cofres públicos.
 
- Isso mostra a enorme pujança e capacidade do setor privado brasileiro. Essas empresas acreditaram porque sabem que estão realizando um bom negócio. É a força da economia do Rio. O tapete está estendido para quem quer investir na cidade - disse o prefeito.
 
Os Jogos Olímpicos, de acordo com o presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, ainda ajudou a cidade do Rio de Janeiro a retardar os efeitos da crise econômica.
 
- Esses investimentos são essenciais para fazer a economia da cidade rodar mais. As obras de infraestrutura realizadas aqui foram muito importante para evitar que a crise chegasse aqui tão fortemente como aconteceu no país inteiro - ressaltou o presidente da FGV.
 
Mesmo após o término da Olimpíada e Paralimpíada, a expectativa da Rio Negócios é de que 40 novos projetos com investimento estrangeiro se concretizem na cidade tendo como foco um mercado consumidor de mais de seis milhões de habitantes só na capital e 1,6 milhão de turistas por ano.

Suzane Lima


COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA